Covid -19

Renan Calheiros questiona Queiroga sobre realização da Copa América no Brasil

“Dar ou não aval à Copa América no Brasil não é função do Ministério da Saúde”, diz Queiroga

Por 7Segundos 08/06/2021 10h10 - Atualizado em 08/06/2021 10h10
Renan Calheiros questiona Queiroga sobre realização da Copa América no Brasil
Depoimento de Queiroga à CPI da Covid - Foto: Reprodução/TV Senado

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Renan Calheiros (MDB/AL) questionou, nesta terça-feira (08), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga sobre a realização da Copa América no Brasil. O torneio estava suspenso pelas desistências da Colômbia, que vive instabilidade social, e da Argentina, em função da pandemia.

Em sua resposta, Queiroga afirma que "a prática de esportes e jogos é liberada no Brasil", citando o campeonato Brasileiro, Libertadores e Sul-americana.

"Dar ou não aval à Copa América no Brasil não é função do Ministério da Saúde. Presidente me pediu que avaliasse os protocolos. Avaliamos os protocolos da CBF e da Conmebol. Eles estão de acordo. [...] Não vejo do ponto de vista epidemiológico justificativa para a não realização do evento", completa o ministro.

Para Queiroga, o risco que a pessoa tem de contrair a Covid-19 será o mesmo com ou sem o jogo. "Não estou dizendo que não há risco. Estou dizendo que não há risco adicional. Não acontecendo público nos estádios não teremos risco de aglomeração", esclareceu.