Alagoas inicia vacinação de pessoas com comorbidades contra pneumonia
Imunização acontece até o dia 30 de agosto, no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE)
Atendendo à determinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está convocando os alagoanos imunodeprimidos, como portadores de doenças pulmonares, HIV, transplantados e com câncer, para tomar a vacina Pneumocócica 13-Valente (VPC-13).
O imunizante, que previne contra a bactéria Streptococcos pneumoniae, responsável por doenças graves como pneumonia, meningite e otite média aguda, está disponível até o dia 30 de agosto, no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). O funcionamento do órgão é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, no Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), localizado no bairro Trapiche, em Maceió.
A população com as comorbidades citadas podem comparecer ao CRIE no horário de funcionamento sem necessidade de agendamento. O usuário, entretanto, deve apresentar um encaminhamento médico, descrevendo a patologia a qual é portador e porque ele necessita ser imunizado com a VPC-13.
De acordo com a enfermeira do CRIE, Julliana Veras, estar imunizado contra a Streptococcos pneumoniae é importante, porque a bactéria é causa frequente de otite média aguda, pneumonias, bacteremias e meningites. “Alguns grupos populacionais são especialmente suscetíveis à doença invasiva pelo pneumococo, que tem maior gravidade e pode provocar hospitalizações, principalmente dos imunodeprimidos, além de levar à óbito em muitos casos”, esclarece.
Casos Especiais
Ainda segundo Julliana Veras, as pessoas que já tomaram a vacina Pneumocócica Polissacarídica 23-Valente há pelo menos um ano, podem tomar a vacina VPC-13. No caso das crianças menores de cinco anos de idade, a vacina Pneumocócica Conjugada 13-Valente é indicada a partir de 12 meses, independentemente de haver recebido anteriormente alguma dose de vacina Pneumocócica Conjugada 10-Valente.
A VPC-13 foi implantada no Sistema Único de Saúde (SUS), em 2019, com o objetivo de evitar ou reduzir as internações hospitalares por doenças respiratórias entre os imunodeprimidos, que são mais suscetíveis a desenvolver as formas graves destas patologias. Para prevenir o maior número de brasileiros possível, o Ministério da Saúde adquiriu 1 milhão de doses do imunizante. Até maio deste ano, foram distribuídas 317 mil doses em todo o Brasil, mas ainda há um estoque nacional estratégico de 683 mil doses, que devem ser utilizadas até fevereiro do próximo ano, segundo Nota Técnica emitida pelo Programa Nacional de Imunizações.
Confira a Lista das Comorbidades cujos portadores devem ser vacinados com a VPC-13:
- Transplantados
- Pessoas com HIV
- Diabéticos
- Trissomias
- Problemas cardíacos
- Hepáticos e neurológicos
- Pneumopatias
- Asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas
- Fístula liquórica e derivação ventrículo-peritoneal (DVP)
- Implante de cóclea
- Imunodeficiências congênitas
- Nefropatias crônicas/hemodiálise/síndrome nefrótica
- Pneumopatias crônicas
- Asma persistente moderada ou grave
- Fibrose cística
- Cardiopatias crônicas
- Hepatopatias crônicas
- Doenças neurológicas crônicas incapacitantes
- Diabetes mellitus
- Doenças de depósito
- Imunodeficiência devida á imunodepressão terapêutico