13 anos da Lei Seca: coordenador em AL diz que foi a legislação mais obedecida
Sérgio Ronaldo foi o entrevistado desta terça-feira (08) do programa "Na Mira da Notícia, com Ângelo Farias" da 96 FM
No mês em que a Lei Seca completa 13 anos, o coordenador da fiscalização em Alagoas, Sérgio Ronaldo, reforçou os cuidados ao volante e alertou para que os motoristas, caso fossem beber, não dirigissem. Ele foi o entrevistado desta terça-feira (08) do programa "Na Mira da Notícia, com Ângelo Farias" da 96 FM.
"A lei foi criada no dia 20 de junho de 2008, em analogia à lei estadunidense dos anos 40, que proibia o consumo de álcool. Mas a nossa tem apenas o objetivo de proibir que as pessoas dirijam sob a influência de qualquer tipo de droga. Talvez seja a lei que a gente mais obedeceu e impactou nos últimos anos", afirmou.
Sérgio também explicou que é possível que, durante uma ressaca, ainda seja detectado álcool na corrente sanguínea. "Às vezes, é igual ou pior, porque existe a potencialização da bebida. A pessoa pode ter uma leve, mas tem aqueles piques homéricos, nos quais o cidadão passou a noite bebendo e misturando bebidas sem comer. É possível que seja identificado, uma vez que o álcool permanece por 12h no sangue em condições normais".
Quem for flagrado na Lei Seca será autuado com uma infração gravíssima, perdendo 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e tendo que pagar uma multa de R$ 2.934,70. Além disso, também terá a CNH suspensa por 12 meses, sendo submetido ao curso de reciclagem para estar apto a dirigir novamente.
O cidadão tem direito a defesa, podendo recorrer da acusação, como afirmou o coordenador, mas ele pede que as pessoas respeitem a lei. "Estamos numa pandemia, não precisamos lotar hospital com motorista atropelando alguém. Se beber, não dirija em hipótese alguma. Você tem a opção de chamar um motorista por aplicativo, passar a chave, escolher o condutor da vez, ou também pode ir a pé".
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
