13 anos da Lei Seca: coordenador em AL diz que foi a legislação mais obedecida
Sérgio Ronaldo foi o entrevistado desta terça-feira (08) do programa "Na Mira da Notícia, com Ângelo Farias" da 96 FM
No mês em que a Lei Seca completa 13 anos, o coordenador da fiscalização em Alagoas, Sérgio Ronaldo, reforçou os cuidados ao volante e alertou para que os motoristas, caso fossem beber, não dirigissem. Ele foi o entrevistado desta terça-feira (08) do programa "Na Mira da Notícia, com Ângelo Farias" da 96 FM.
"A lei foi criada no dia 20 de junho de 2008, em analogia à lei estadunidense dos anos 40, que proibia o consumo de álcool. Mas a nossa tem apenas o objetivo de proibir que as pessoas dirijam sob a influência de qualquer tipo de droga. Talvez seja a lei que a gente mais obedeceu e impactou nos últimos anos", afirmou.
Sérgio também explicou que é possível que, durante uma ressaca, ainda seja detectado álcool na corrente sanguínea. "Às vezes, é igual ou pior, porque existe a potencialização da bebida. A pessoa pode ter uma leve, mas tem aqueles piques homéricos, nos quais o cidadão passou a noite bebendo e misturando bebidas sem comer. É possível que seja identificado, uma vez que o álcool permanece por 12h no sangue em condições normais".
Quem for flagrado na Lei Seca será autuado com uma infração gravíssima, perdendo 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e tendo que pagar uma multa de R$ 2.934,70. Além disso, também terá a CNH suspensa por 12 meses, sendo submetido ao curso de reciclagem para estar apto a dirigir novamente.
O cidadão tem direito a defesa, podendo recorrer da acusação, como afirmou o coordenador, mas ele pede que as pessoas respeitem a lei. "Estamos numa pandemia, não precisamos lotar hospital com motorista atropelando alguém. Se beber, não dirija em hipótese alguma. Você tem a opção de chamar um motorista por aplicativo, passar a chave, escolher o condutor da vez, ou também pode ir a pé".
Últimas notícias
Castro e Lewandowski falam em "mesmo objetivo" e anunciam cooperação no RJ
“Não tinha homem de bem ali”, diz Cabo Bebeto sobre mortos no Rio
“Traficante não é vítima”: diz Caio Bebeto ao comentar megaoperação no Rio
Deputado Alexandre Ayres recebe Título de Cidadão Honorário de Capela
Esquerda x direita: clima esquenta no DF em debate sobre mortes no RJ
Parlamentares defendem Caps II em ação judicial
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
