Covid -19

“Não precisava restringir mais”, diz Renan Filho sobre renovação de decreto

Decreto governamental de combate à Covid-19 foi prorrogado por mais 15 dias

Por 7Segundos 11/06/2021 11h11
“Não precisava restringir mais”, diz Renan Filho sobre renovação de decreto
Renan Filho durante coletiva de imprensa - Foto: Felipe Guimarães / 7Segundos

O governador Renan Filho (MDB) se pronunciou, durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (11), sobre a renovação do decreto governamental de enfrentamento à Covid-19 em Alagoas. A prorrogação das medidas, por mais 15 dias, foi provocada pelo patamar alto em que se mantêm os principais indicadores da pandemia, como a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o número de óbitos.

"A gente teve uma redução de ocupação [de UTI] com relação ao decreto anterior. Nós chegamos a 96% de ocupação, fomos pra 90%. Estamos ainda com uma ocupação muito alta, mas entendemos que dava pra manter o decreto atual, não precisava restringir mais as atividades econômicas", explicou Renan Filho.

O governador pediu, mais uma vez, a colaboração da população, visto que o cenário nas unidades hospitalares exige atenção. Nessa quinta-feira (10), a taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 chegou a 90%. Já há hospitais sem vagas de UTI. Em paralelo, crescem também as taxas de óbito e transmissão.

"Eu peço a colaboração das pessoas, que evitem ao máximo aglomeração, que evitem o máximo a não usar as máscaras. Porque com essas medidas a gente certamente vai continuar caindo e a gente permite cada vez mais com a queda voltar para próximo do normal anterior a pandemia, que nós só vamos voltar decisivamente com a vacinação", reforçou o governador.