Governo de AL reconhece Grupo de Mama Renascer como utilidade pública
Lei nº 8.443 foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), desta sexta-feira
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), sancionou a Lei nº 8.443 que considera de utilidade pública o Grupo de Mama Renascer. A iniciativa da deputada estadual Jó Pereira (MDB), que apresentou o o projeto de lei ordinária nº 445/2020 na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), desta sexta-feira (18).
O Grupo de Mama Renascer é uma Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, constituído por mulheres que foram diagnosticadas com Câncer de Mama e mastectomizadas. Fundado em 2008, o Grupo busca o resgate da autoestima através de uma melhor qualidade de vida.
Hoje, mais de 100 mulheres estão associadas e cerca de 15 voluntárias auxiliam as atividades. Não recebe nenhuma ajuda financeira pública para sua manutenção e se mantém por meio de doações. Além disso, a venda de roupas usadas e alguns artesanatos produzidos em oficinas de arte contribuem para manutenção do espaço.
O Mama Renascer atualmente é filiado à Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). O trabalho realizado pela ONG é de suma importância para a política de saúde pública, pois, além do suporte físico e psicológico às pacientes com câncer de mama, realiza palestras e mobilizações sociais acerca do assunto e da Saúde da Mulher em geral.