Calheiros diz que Osmar Terra é um dos líderes do negacionismo no país
Deputado federal é apontado como integrante do ‘gabinete paralelo’
O deputado federal e médico Osmar Terra (MDB-RS) — conhecido por defender medidas rechaçadas pela comunidade científica — presta depoimento nesta terça-feira (22) na CPI da Pandemia. Relator da Comissão, Renan Calheiros (MDB-AL) iniciou suas perguntas apontando o depoente como um dos líderes do negacionismo no país.
Terra defende teses como a imunidade de rebanho. Em maio, o nome dele foi citado no depoimento ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que entre “outras pessoas” buscava desautorizar orientações do Ministério da Saúde. Agora, ele é apontado como um dos principais integrantes do suposto ‘gabinete paralelo’.
Em sua fala, Calheiros ressaltou que, no momento que Osmar Terra presta depoimento, o Brasil já alcançou 502.817 óbitos desde o início da pandemia. O relator da CPI da Pandemia também mostrou uma série de vídeos de falas do deputado federal. Dentre eles, imagens que mostram Terra falando que pandemia seria menor que a da H1N1.
Renan Calheiros ainda afirmou que a CPI estava repleta de negadores da ciência. “Todos os dias incentivando aglomeração, prescrevendo tratamento ineficazes e enfatizando experiências mentirosas e desdenhando da vacina e da própria ciência”.