Interior de Alagoas lidera números da Covid-19, diz relatório
Houve redução de 9% nos casos e aumento de 12% nos óbitos
A pandemia de Covid-19 continua descontrolada em todo estado, de acordo com os indicadores analisados por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Porém, novamente, os registros do interior superaram os números da capital alagoana.
Segundo o boletim do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 divulgada nesta segunda-feira (28), houve uma redução de 9% nos casos e um aumento de 12% nos óbitos pela doença.
Arapiraca segue entre os municípios com a maior incidência de casos, apesar de uma redução em relação à semana anterior. Logo depois da capital do Agreste, se encontra a 8ª e 10ª Região Sanitária. Foram 401, 213 e 204 casos por 100 mil habitantes nestas localidades, respectivamente. Os mesmos locais, junto com a 2ª RS que registrou 6 óbitos para 100 mil habitantes, também registraram as maiores incidências de óbitos, com 8,7 (Arapiraca), 7,0 (8ª RS) e 5,6 (10ª RS). No nível estadual, as médias de incidência foram de 161 casos e 4,1 mortes por 100 mil habitantes.
Pela terceira semana consecutiva, o estado apresentou uma redução no número de casos suspeitos. Apesar da redução, o número segue elevado: foram 13.133 casos em investigação no último sábado (26). Dos 4.719 testes realizados pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen) na última semana, 38% retornaram positivo, uma redução se comparado aos últimos meses, que registravam acima de 40% desde novembro, mas ainda elevado.
A ocupação dos leitos de UTI do estado também apresenta situação similar aos casos suspeitos: reduzida, mas ainda elevada. Com o acréscimo de mais dez leitos de UTI em Delmiro Gouveia, a taxa de ocupação voltou a ficar abaixo de 80%, o que não ocorria desde o início da segunda quinzena de maio. O indicador estava em 77% neste domingo (27), com 309 leitos ocupados de uma oferta de 400.
Espacialmente, contudo, a desigualdade na distribuição do atendimento preocupa mais do que a média geral. Dos dez municípios com leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19 (contando com a adição recente de Delmiro Gouveia, que ainda não apresenta ocupação), seis seguem com a taxa de ocupação acima de 80%. Arapiraca, Coruripe e Palmeira dos Índios estavam com 100% de ocupação no último domingo. As menores ocupações são de União dos Palmares e Porto Calvo, com taxas de 33% e 50% neste domingo (27).
Últimas notícias
Câmeras flagram atropelamento de idoso por motocicleta em Girau do Ponciano
Cabo Bebeto reage à lentidão do Estado e cria lei que extingue processos sem conclusão
Deputado Rafael Brito recebe a maior honraria da educação brasileira
Hugo Motta cassa Eduardo Bolsonaro e Ramagem em decisão da Mesa Diretora
Casa de Direitos realiza mais de mais de 140 mil atendimentos à população em 2025
Equipe Social do Ronda no Bairro atende idosa com Alzheimer no Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
