Geral

Brasil só está entre os países que mais vacinam quando considerados apenas os números absolutos

Na taxa de vacinados em proporção ao número de habitantes o país ocupa o 87º lugar no ranking internacional

Por Agência Alagoas 01/07/2021 14h02
Brasil só está entre os países que mais vacinam quando considerados apenas os números absolutos
Brasil só está entre os países que mais vacinam quando considerados apenas os números absolutos - Foto: Agência Alagoas

Circula nas redes sociais a informação de que o Brasil seria o 3º país do mundo que mais vacinou sua população contra a Covid-19. A informação é parcialmente verdadeira. A classificação utilizada na imagem considera apenas o número absoluto de doses aplicadas e não o percentual da população vacinada em cada país. No dia em que o dado foi coletado, o Brasil ocupava o 87º lugar no painel que apresenta a taxa de cidadãos imunizados a cada 100 habitantes.

A imagem compartilhada foi originalmente divulgada pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República no Twitter, como informou o site Poder 360, no entanto a mensagem foi apagada. "Brasil é o 3º país que mais vacina no mundo. Quase 130 milhões de doses distribuídas aos estados e DF. 94,2 milhões de vacinas aplicadas”, informava a postagem.

Os números da vacinação no Brasil são verdadeiros e a colocação entre os países que mais vacinam faz parte do ranking disponibilizado no site Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford, no Reino Unido.

No entanto, o recorte utilizado na postagem considerou apenas o número absoluto de doses aplicadas até sábado (26). O que não é uma comparação estatisticamente correta, já que os países possuem populações diversas e não devem ser comparados em valores absolutos. No mesmo ranking, consultado na última quarta-feira (30), o Brasil ocupava o 4º lugar em números absolutos, com 98,83 milhões de doses aplicadas, atrás da China (1,87 bilhões), Índia (327,42 milhões) e Estados Unidos (325,15 milhões).

Por outro lado, no painel com o número de doses aplicadas a cada 100 habitantes, o Brasil ocupava a 87ª colocação. Uma reportagem da revista Veja mostrou que a análise em grandeza proporcional, demonstrada em porcentagem, costuma ser mais justa e fiel ao real cenário.

“A classificação de qualquer país, seja qual for o ranking, gera polêmica devido às sensíveis diferenças entre dimensão territorial, produto interno bruto e tamanho da população, entre outras características específicas de cada um. [Um exemplo seria fazer a comparação] entre nações como Israel, com menos de 10 milhões de habitantes, e as superpopulosas China e Índia, com cerca de 1,4 bilhão cada uma”, cita a matéria.