Deputado acusa delegado de fazer operações abusivas para promover imagem pessoal
Francisco Tenório disse que Leonan Pinheiro quer “mídia, holofotes”
O deputado estadual Francisco Tenório (PMN) reagiu, durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa Estadual (ALE) desta quinta-feira (1º), a movimentação feita pelo delegado da Polícia Civil de Alagoas Leonan Pinheiro para proibir o uso de tração animal pelas vias urbanas da Capital. Segundo o parlamentar, o policial tem usado o cargo para promover sua imagem pessoal.
“Fica querendo usar essa questão dos carroceiros para fazer mídia, ter holofotes. Fazendo apreensões abusivas, oprimindo os carroceiros, oprimindo às pessoas que estão trabalhando”, denunciou o deputado, que ainda chegou a pedir providências ao Governador Renan Filho a respeito da atuação do delegado. Até chamo atenção para o Governo do Estado, no sentindo de rever atuação do delegado Leonam, já que ele age em nome do Estado, é um delegado de Polícia e veja a forma que ele está coagindo os carroceiros”, pontuou.
Francisco Tenório apelou aos colegas parlamentares para o fato de o Projeto de Lei proposto por Leonan Pinheiro colocar em risco a renda de centenas de famílias alagoanas. “Da forma que ele está agindo vai provocar o maltrato. Primeiro, ao ser humano que via ficar desempregado. Depois, o próprio animal. Um dos vídeos é ele e uma policial abordando um carroceiro e exigindo determinando comportamento que o carroceiro nunca recebeu orientação para isso. Chamo atenção que, em Maceió, tem mais de cinco mil carroceiros que vivem do uso de seu animal. Veja os demais municípios do estado? Todos vivem da carroça!”, afirmou.
No início dessa semana, o delegado Leonan Pinheiro publicou em suas redes sociais a ida a Câmara de Maceió para protocolar o Projeto de Lei a respeito do assunto. “Onde se protocolou por intermédio do vereador Alan Balbino, projeto que agora, de âmbito municipal, tem foco principal coibir a prática de maus-tratos, que esse transporte ultrapassado, representa”, escreveu em sua conta no Instagram.