Covid -19

Municípios alagoanos são a favor de lockdown nacional em caso de 3ª onda

Cidades concordam com a medida desde que o Governo Federal estabeleça um auxílio financeiro aos cidadãos

Por João Arthur Sampaio 05/07/2021 16h04 - Atualizado em 05/07/2021 16h04
Municípios alagoanos são a favor de lockdown nacional em caso de 3ª onda
Orla de Maceió - Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) apontou que 32 municípios de Alagoas são a favor do lockdown nacional, no caso de uma terceira onda da pandemia da Covid-19 e desde que o Governo Federal estabeleça um auxílio financeiro para a população.

Divulgada nesta segunda-feira (05), a pesquisa ouviu 61 das 102 cidades alagoanas. Os números mostram equilíbrio na decisão, uma vez que 29 municípios (47,5% dos ouvidos) negaram a possibilidade. Enquanto que os que se mostraram foram 52,5%.

A média positiva em Alagoas ficou abaixo da regional no Nordeste, que contabilizou 59,5% cidades a favor da medida. Já a quantidade de cidades que disse não teve média maior que a da região (37,1%) por mais de 10%.

No entanto, o levantamento não traz os nomes dos municípios que foram ouvidos pela CNM.

Kit intubação

Os dados também trouxeram informações sobre o risco iminente da falta de medicamentos do kit intubação nos hospitais regionais.

Das 61 cidades ouvidas, apenas sete (11,5%) confirmaram o risco, colocando Alagoas, ao lado da Paraíba, como o terceiro estado no Nordeste com o menor índice neste quesito. Apenas dois municípios não responderam à pesquisa.

Falta de vacinas

Além disso, o levantamento trouxe os números de municípios que, seguindo a ordem do plano de imunização, registraram falta de vacinas na semana em questão.

Em Alagoas, nove cidades (14,8%) tiveram problema no abastecimento de imunizantes. O estado teve o segundo menor número do Nordeste, ficando atrás apenas do Piauí, que contabilizou quatro.