Comissão aprova PL que destina dinheiro de multas de trânsito à pacientes com câncer de mama
Pelo menos 10% do valor seria convertido para o financiamento do tratamento
A Comissão da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (08), o PL 5033/2020 de relatoria da deputada Tereza Nelma (PSDB-AL) que prevê a destinação de 10% da receita arrecadada com a cobrança de multas de trânsito para o financiamento de tratamento de câncer de mama realizado em hospitais públicos ou conveniados do Sistema Único de Saúde (SUS).
Pelo texto do PL, o percentual será depositado, mensalmente, na conta do Ministério da Saúde para que seja direcionado ao tratamento do câncer de mama em estabelecimentos de saúde habilitados.
Durante o voto, a relatora Tereza Nelma, disse que o problema de câncer de mama no Brasil merece atenção especial por parte do Poder Público em razão da quantidade de pessoas que são acometidas todos os anos, majoritariamente, mulheres. Ela ressaltou que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 60 mil novos casos serão diagnosticados anualmente e 18 mil óbitos serão registrados no mesmo período.
“O maior problema para as pessoas que tem a doença é o atendimento médico, tempestivo, especializado para o tratamento. Os recursos públicos disponibilizados são ainda escassos para combater esse mal. O que não faltam são situações desesperadoras de mulheres diagnosticadas que não conseguem iniciar o tratamento devido às limitações do SUS”, destacou a relatora.
A deputada chamou a atenção para a reconstrução mamária que, embora hajam três leis assegurando esse direito às mulheres mastectomizadas, na prática essas mulheres não são acompanhadas por um mastologista cirurgião ou cirurgião plástico.
“O recurso existe para isso mas os médicos alegam que é pouco e ainda muitos médicos acham suficiente a retirada do tumor. Somente nós mulheres entendemos o que significa perder a mama. Cansei de questionar isso tudo e destinei recursos para Alagoas onde foi criado o Programa de Reconstrução Mamária, onde mulheres que estavam há 15 anos esperando a mama, voltou a se olhar no espelho”, disse Tereza. Outro problema apontado pela parlamentar foi a falta de medicamentos. Muitos não são fornecidos pelo SUS e chegam a custar mais de mil e quinhentos reais. “É um horror porque as mulheres precisam fazer rifa e vender a geladeira para sobreviver”, acrescentou Nelma.
A deputada ressaltou que o PL vai destinar aporte importante de recurso para tratar o câncer de mama, uma doença silenciosa que mata. São arrecadados cerca de R$ 8 bilhões anualmente com as multas de trânsito, com o projeto em vigor, 10% disso, R$ 800 milhões seriam repassados para o tratamento do câncer de mama, o tipo mais prevalente de doença oncológica entre as mulheres.
Veja também
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
