Serviços

MPE recomenda afastamento de servidores que se recusem a tomar vacina contra Covid

Eles serão proibidos de entrar nas repartições públicos

Por 7Segundos 09/07/2021 10h10 - Atualizado em 09/07/2021 10h10
MPE recomenda afastamento de servidores que se recusem a tomar vacina contra Covid
Ministério Público de Alagoas - Foto: Assessoria

O Ministério Público do Estado (MPE) recomendou o afastamento de servidores públicos que se recusem a tomar a vacina contra a Covid-19. A informação foi tomada após a descoberta de militares que se recusaram a se imunizar.

Em entrevista à TV Gazeta, o procurador-geral de Justiça de Alagoas, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, ressaltou que a vacinação não é compulsória, e sim voluntária.

No entanto, de acordo com ele, os agentes públicos têm obrigação para com a sociedade porque recebem diuturnamente a população. “Se não se vacinar, está propenso a difundir a Covid-19 para as pessoas que procuram as repartições públicas”.

“Por isso, o Ministério decidiu na tarde de ontem recomendar a todos os gestores dos municípios de Alagoas que provoquem os servidores a se vacinarem. Diante da negativa, eles devem abrir procedimentos administrativos para apurar a conduta deles e também devem proibir que eles ingressem nas repartições públicas”.

Ele explica ainda que, com a proibição, os servidores podem sofrer represálias por não estarem comparecendo e até serem demitidos.

As secretarias, autarquias e repartições públicas também podem ser responsabilizadas se não tomarem providências. Além disso, devem informar ao Ministério Público estas ações.