Pessoas que se recusarem a se vacinar contra a covid-19 irão para o final da fila, afirma AMA
Ação foi tomada com o objetivo de desestimular a desistência e acabar com transtornos na velocidade e na eficiência da vacinação
Pessoa que escolhem que imunizante contra a covid-19 tomar poderão voltar ao final da fila. Nesta segunda-feira (12), prefeitos e secretários de Saúde de Alagoas aprovam a recomendação que estabelece punições para quem se recusar a se vacinar sem justificativa.
A ação foi tomada com o objetivo de desestimular a desistência e acabar com transtornos na velocidade e na eficiência da vacinação. A punição fica a cargo de cada município, que terá autonomia para tomar suas medidas.
Segundo o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, a punição acontecerá àqueles que agendarem a vacinação e não comparecerem e aos que chegarem ao ponto de vacinação e se recusarem.
“Ao se recusar sem justificativa, o paciente terá que assinar um termo de recusa com duas testemunhas presentes. A pessoas automaticamente será enviada ao final da vacinação”, disse Wanderley.
O presidente confessou que a medida já vinha sendo discutida, principalmente no período junino, quando muitos se recusaram a tomar a vacina por conta das festas regadas de álcool.