Condomínios e igreja são alvos de investigação do Ministério Público
MPE apura possíveis danos ao meio ambiente dos estabelecimentos e loteamentos
O Ministério Público do Estado (MPE) abriu inquéritos civis e procedimentos preparatórios de inquérito civil para investigar condomínios, loteamentos, estabelecimentos e até uma congregação religiosa por possíveis danos ao meio ambiente em Maceió.
As portarias foram publicadas no Diário Oficial do MPE desta quinta-feira (15). Ao todo, foram instaurados dois inquéritos civis e quatro procedimentos preparatórios de inquérito, com o objetivo de obter mais informações sobre os casos.
Por causa de um relatório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) informando sobre lançamento irregular de efluentes líquidos, o “Condomínio Vista do Vale”, no bairro da Serraria, se tornou alvo de inquérito do MPE.
Já no caso da congregação religiosa “Vale da Benção”, localizada no Antares I, o inquérito foi aberto por poluição sonora, perturbação do sucesso e o bem estar coletivo.
Além disso, há portarias sobre uma galeteria em relação a emissão de gases, irregularidades em uma obra de construção de um edifício, entre outros. Por exemplo, após um relatório do Instituto de Meio Ambiente (IMA), o MPE instaurou procedimento preparatório contra a empresa Conseg, no bairro da Serraria, por possível transporte e descarte irregulares de substância perigosa, sem a devida autorização do órgão ambiental competente, apontando para risco à saúde e ao meio ambiente.