AL registrou 68 casos de injúria racial e violência contra LGBTQI+ cresceu
Dados são da 15ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública

A nova edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública trouxe um recorte importante em relação aos crimes de racismo e injúria racial e crimes violentos contra a população LGBTQIA+.
Divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta quinta-feira (15), os dados mostram que Alagoas registrou 68 casos de injúria racial no ano de 2020, cerca de 7% a menos que em 2019, com 73 casos contabilizados.
Quando o assunto é racismo, os dados de Alagoas aparecem em branco, o que não significa que não houve registros. Vale lembrar que há dois anos o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que práticas LGBTIfóbicas se enquadram na Lei de Racismo (Lei 7.716/1989).
Em 2020, Lanna Hellen, uma mulher trans, foi impedida de entrar em um banheiro feminino dentro de um shopping na parte alta da capital alagoana. No entanto, a decisão da Justiça de Alagoas que condenou o segurança do estabelecimento em questão por racismo só foi proferida cerca de um ano depois.
Em relação aos dados sobre crimes contra a população LGBTQIA+, também pode existir uma discordância com a realidade. Segundo o Fórum, foram 15 registros de lesão corporal dolosa, um de homicídio doloso e um estupro contra pessoas LGBTQIA+.
Porém, o Observatório de Mortes Violentas LGBTQIA+, desenvolvido pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), registra 15 homicídios em 2020 em território alagoano. Outro dado que mostra a divergência nos números do anuário é o relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), que apontou Alagoas como sexto estado que mais matou pessoas trans no ano passado; foram 8 registros.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública considera dados das Secretarias Estaduais de Segurança Pública e/ou Defesa Social e do próprio Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Últimas notícias

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Condenado por roubo em Alagoas é preso tentando revalidar diploma de medicina no Paraná

Policiais descobrem laboratório de falsificação de bebidas no DF
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
