AL registrou 68 casos de injúria racial e violência contra LGBTQI+ cresceu
Dados são da 15ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública

A nova edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública trouxe um recorte importante em relação aos crimes de racismo e injúria racial e crimes violentos contra a população LGBTQIA+.
Divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta quinta-feira (15), os dados mostram que Alagoas registrou 68 casos de injúria racial no ano de 2020, cerca de 7% a menos que em 2019, com 73 casos contabilizados.
Quando o assunto é racismo, os dados de Alagoas aparecem em branco, o que não significa que não houve registros. Vale lembrar que há dois anos o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que práticas LGBTIfóbicas se enquadram na Lei de Racismo (Lei 7.716/1989).
Em 2020, Lanna Hellen, uma mulher trans, foi impedida de entrar em um banheiro feminino dentro de um shopping na parte alta da capital alagoana. No entanto, a decisão da Justiça de Alagoas que condenou o segurança do estabelecimento em questão por racismo só foi proferida cerca de um ano depois.
Em relação aos dados sobre crimes contra a população LGBTQIA+, também pode existir uma discordância com a realidade. Segundo o Fórum, foram 15 registros de lesão corporal dolosa, um de homicídio doloso e um estupro contra pessoas LGBTQIA+.
Porém, o Observatório de Mortes Violentas LGBTQIA+, desenvolvido pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), registra 15 homicídios em 2020 em território alagoano. Outro dado que mostra a divergência nos números do anuário é o relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), que apontou Alagoas como sexto estado que mais matou pessoas trans no ano passado; foram 8 registros.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública considera dados das Secretarias Estaduais de Segurança Pública e/ou Defesa Social e do próprio Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Últimas notícias

Baleia encanta banhistas com espetáculo raro na praia da Jatiúca

Festival da Mariscada 2025 já faz história no primeiro dia de festa em Maragogi

Homem é esfaqueado por companheira ao tentar terminar o relacionamento, em Arapiraca

Justiça determina concurso público para agentes socioeducativos em Alagoas

Olimpíada de Educação Financeira tem adesão de 100% das escolas estaduais

JHC entrega praça totalmente revitalizada no Feitosa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
