Alagoas é um dos estados que mais reduz crimes no país
Publicação aponta diminuição de Mortes Violentas Intencionais, contenção da letalidade policial e maior transparência nas informações sobre Segurança Pública

A redução nos índices de criminalidade em Alagoas foi confirmada pela edição 2021 do Anuário da Violência. O conjunto de estatísticas divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que o estado é um dos que mais diminuiu os números da violência no país.
Ao observar a série histórica de Mortes Violentas Intencionais entre 2011 e 2020, Alagoas apresenta a maior redução do Nordeste e segunda maior do país, com variação de -51,1%, bem perto do Distrito Federal que teve queda de -51,4%. O percentual alagoano se torna ainda mais expressivo quando comparado à média nacional (-3,7%) e da região Nordeste, com alta de 3,1%.
Os avanços na segurança pública também se confirmam no índice de letalidade policial. Enquanto a taxa foi recorde em todo o país e aumentou em 18 estados, Alagoas foi uma das nove unidades da Federação que apresentou redução – Mato Grosso (76%), Pernambuco (56,6%) e Rio Grande do Sul (48,9%) tiveram o maior acréscimo.
No índice que afere a qualidade estimada dos registros estatísticos oficiais de Mortes Violentas Intencionais, Alagoas ocupa a primeira posição. É o estado brasileiro com maior transparência no fornecimento de informações sobre segurança pública, bem à frente de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Em anos anteriores à atual gestão, Alagoas figurava nas últimas posições das tabelas sobre criminalidade. Maceió, por exemplo, chegou a ser a capital mais violenta do Brasil e a quinta colocada em todo o mundo. Hoje, como comprovado pelo Anuário, enquanto a maior parte do país registra piora no cenário da segurança pública, o estado alagoano segue com sucessivas melhorias nos indicadores.
O governador de Alagoas, Renan Filho, reputa o desempenho destacado a uma política de Segurança Pública assertiva, baseada em planejamento, investimentos, valorização dos agentes e respeito à população. “Isso significa sempre melhores resultados”, ponderou o governador ao apresentar o balanço semestral emitido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL) na última semana. “Integração, transparência, investimento, valorização da prata da casa e trabalho duro diário. A gente fez o que deveria ser feito”, finalizou Renan Filho.
Últimas notícias

Com apoio de Cunha, Núcleo de Aprendizagem Rural e Cozinha Comunitária recebem equipamentos

MPF articula medidas preventivas para proteger peixes-boi durante obras na AL-101 Norte

Desafio dos professores é chamar atenção dos estudantes durante aulas

CPMI do INSS vai analisar convocação de irmão de Lula na próxima quinta

Canetas emagrecedoras podem reduzir vontade de beber, diz estudo

Bombeiros controlam incêndio em residência no centro de Olho d’Água Grande
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
