Alagoas é um dos estados que mais reduz crimes no país
Publicação aponta diminuição de Mortes Violentas Intencionais, contenção da letalidade policial e maior transparência nas informações sobre Segurança Pública
A redução nos índices de criminalidade em Alagoas foi confirmada pela edição 2021 do Anuário da Violência. O conjunto de estatísticas divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que o estado é um dos que mais diminuiu os números da violência no país.
Ao observar a série histórica de Mortes Violentas Intencionais entre 2011 e 2020, Alagoas apresenta a maior redução do Nordeste e segunda maior do país, com variação de -51,1%, bem perto do Distrito Federal que teve queda de -51,4%. O percentual alagoano se torna ainda mais expressivo quando comparado à média nacional (-3,7%) e da região Nordeste, com alta de 3,1%.
Os avanços na segurança pública também se confirmam no índice de letalidade policial. Enquanto a taxa foi recorde em todo o país e aumentou em 18 estados, Alagoas foi uma das nove unidades da Federação que apresentou redução – Mato Grosso (76%), Pernambuco (56,6%) e Rio Grande do Sul (48,9%) tiveram o maior acréscimo.
No índice que afere a qualidade estimada dos registros estatísticos oficiais de Mortes Violentas Intencionais, Alagoas ocupa a primeira posição. É o estado brasileiro com maior transparência no fornecimento de informações sobre segurança pública, bem à frente de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Em anos anteriores à atual gestão, Alagoas figurava nas últimas posições das tabelas sobre criminalidade. Maceió, por exemplo, chegou a ser a capital mais violenta do Brasil e a quinta colocada em todo o mundo. Hoje, como comprovado pelo Anuário, enquanto a maior parte do país registra piora no cenário da segurança pública, o estado alagoano segue com sucessivas melhorias nos indicadores.
O governador de Alagoas, Renan Filho, reputa o desempenho destacado a uma política de Segurança Pública assertiva, baseada em planejamento, investimentos, valorização dos agentes e respeito à população. “Isso significa sempre melhores resultados”, ponderou o governador ao apresentar o balanço semestral emitido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL) na última semana. “Integração, transparência, investimento, valorização da prata da casa e trabalho duro diário. A gente fez o que deveria ser feito”, finalizou Renan Filho.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
