Alagoas é um dos estados que mais reduz crimes no país
Publicação aponta diminuição de Mortes Violentas Intencionais, contenção da letalidade policial e maior transparência nas informações sobre Segurança Pública
A redução nos índices de criminalidade em Alagoas foi confirmada pela edição 2021 do Anuário da Violência. O conjunto de estatísticas divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que o estado é um dos que mais diminuiu os números da violência no país.
Ao observar a série histórica de Mortes Violentas Intencionais entre 2011 e 2020, Alagoas apresenta a maior redução do Nordeste e segunda maior do país, com variação de -51,1%, bem perto do Distrito Federal que teve queda de -51,4%. O percentual alagoano se torna ainda mais expressivo quando comparado à média nacional (-3,7%) e da região Nordeste, com alta de 3,1%.
Os avanços na segurança pública também se confirmam no índice de letalidade policial. Enquanto a taxa foi recorde em todo o país e aumentou em 18 estados, Alagoas foi uma das nove unidades da Federação que apresentou redução – Mato Grosso (76%), Pernambuco (56,6%) e Rio Grande do Sul (48,9%) tiveram o maior acréscimo.
No índice que afere a qualidade estimada dos registros estatísticos oficiais de Mortes Violentas Intencionais, Alagoas ocupa a primeira posição. É o estado brasileiro com maior transparência no fornecimento de informações sobre segurança pública, bem à frente de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Em anos anteriores à atual gestão, Alagoas figurava nas últimas posições das tabelas sobre criminalidade. Maceió, por exemplo, chegou a ser a capital mais violenta do Brasil e a quinta colocada em todo o mundo. Hoje, como comprovado pelo Anuário, enquanto a maior parte do país registra piora no cenário da segurança pública, o estado alagoano segue com sucessivas melhorias nos indicadores.
O governador de Alagoas, Renan Filho, reputa o desempenho destacado a uma política de Segurança Pública assertiva, baseada em planejamento, investimentos, valorização dos agentes e respeito à população. “Isso significa sempre melhores resultados”, ponderou o governador ao apresentar o balanço semestral emitido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL) na última semana. “Integração, transparência, investimento, valorização da prata da casa e trabalho duro diário. A gente fez o que deveria ser feito”, finalizou Renan Filho.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
