Educação

Ufal propõe projeto para difundir conhecimento sobre cotas raciais no ensino médio

Projeto serviria como uma busca ativa para evitar fraudes no acessa à universidade por meio das cotas

Por 7Segundos com Ascom Ufal 15/07/2021 16h04 - Atualizado em 15/07/2021 17h05
Ufal propõe projeto para difundir conhecimento sobre cotas raciais no ensino médio
Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas - Foto: Assessoria

Na última quarta-feira, o pró-reitor de Extensão, Clayton Santos, e o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, apresentaram uma proposta para difundir o conhecimento sobre as cotas e sobre as bancas de heteroidentificação racial junto a estudantes do ensino médio de Alagoas.

O projeto piloto foi entregue ao secretário nacional Paulo Roberto, na Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), em Brasilia.

De acordo com a Ufal, o projeto servirá como uma busca ativa para evitar fraudes no acessa à universidade por meio das cotas. A proposta contempla a contratação de 60 bolsistas de extensão, entre estudantes da Ufal, que percorrerão escolas de ensino médio (principalmente públicas) de Alagoas, realizando atividades que orientem e capacitem alunos e professores a se submeterem a avaliação das cotas raciais para ingresso na Ufal.

“Um dos problemas que a Ufal enfrenta são as denúncias de fraudes no acesso à Universidade por meio das cotas. Mas o grande entrave é a falta de conhecimento sobre as chamadas bancas de heteroidentificação racial, que acolhem o critério da autodeclaração dos candidatos e validam, ou não, se aquele estudante pode ser beneficiário das cotas raciais. Com este projeto que apresentamos a SNPIR, queremos contratar bolsistas cotistas da Ufal, produzir material e realizar oficinas em escolas da rede pública ou privada, ‘ensinando’ os estudantes a como ter acesso às cotas e a como participar das bancas. Lembrando que este é um direito dos alunos negros, pretos e pardos”, afirmou Santos.