Deputado bolsonarista quer proibir uso de 'linguagem neutra' em escolas de AL
Termos como 'todes' e 'amigxs' seriam banidos

Um projeto de lei do deputado estadual Antonio Albuquerque (PTB) prevê a proibição do uso de novas formas de flexão de gênero, popularmente conhecidas como “linguagem neutra”, nas instituições de ensino públicas ou privadas de Alagoas, além de bancas examinadoras de seleções e concursos públicos.
Levantamento do jornal O Globo, divulgado nesta quinta-feira (22), mostra que, desde o novembro do ano passado, das 27 assembleias legislativas já foram apresentadas propostas que impedem o uso desse recurso em escolas de 14 estados. Em Santa Catarina, a ideia já virou até decreto.
Em Pernambuco, os legisladores querem instituir multa de R$ 5 mil por aluno às escolas privadas que usarem ou ensinarem a linguagem. Na justificativa, citam Olavo de Carvalho, guru ideológico de Bolsonaro. Em outros estados e municípios, os parlamentares também se repetem.
Caso o projeto seja aprovado em Alagoas, estarão proibidas expressões como "todes" e "amigxs". A linguagem neutra — também chamada de “pronome neutro”, “linguagem não binária” ou “neolinguagem” — é a adaptação da língua portuguesa para que as pessoas não binárias (quem não se identifica nem com o gênero masculino nem com o feminino) se sintam representadas.
“Nós estamos vivendo ao longo dos últimos anos uma constante agressão praticada por diversos segmentos radicais contra a família, contra os princípios cristãos, contra a base de uma sociedade civil organizada e feliz, que é a família. Essa tal dessa linguagem neutra, que abole o sexo feminino e masculino, é um flagrante desrespeito aos mandamentos de Deus”, defendeu o parlamentar.
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
