Deputado bolsonarista quer proibir uso de 'linguagem neutra' em escolas de AL
Termos como 'todes' e 'amigxs' seriam banidos
Um projeto de lei do deputado estadual Antonio Albuquerque (PTB) prevê a proibição do uso de novas formas de flexão de gênero, popularmente conhecidas como “linguagem neutra”, nas instituições de ensino públicas ou privadas de Alagoas, além de bancas examinadoras de seleções e concursos públicos.
Levantamento do jornal O Globo, divulgado nesta quinta-feira (22), mostra que, desde o novembro do ano passado, das 27 assembleias legislativas já foram apresentadas propostas que impedem o uso desse recurso em escolas de 14 estados. Em Santa Catarina, a ideia já virou até decreto.
Em Pernambuco, os legisladores querem instituir multa de R$ 5 mil por aluno às escolas privadas que usarem ou ensinarem a linguagem. Na justificativa, citam Olavo de Carvalho, guru ideológico de Bolsonaro. Em outros estados e municípios, os parlamentares também se repetem.
Caso o projeto seja aprovado em Alagoas, estarão proibidas expressões como "todes" e "amigxs". A linguagem neutra — também chamada de “pronome neutro”, “linguagem não binária” ou “neolinguagem” — é a adaptação da língua portuguesa para que as pessoas não binárias (quem não se identifica nem com o gênero masculino nem com o feminino) se sintam representadas.
“Nós estamos vivendo ao longo dos últimos anos uma constante agressão praticada por diversos segmentos radicais contra a família, contra os princípios cristãos, contra a base de uma sociedade civil organizada e feliz, que é a família. Essa tal dessa linguagem neutra, que abole o sexo feminino e masculino, é um flagrante desrespeito aos mandamentos de Deus”, defendeu o parlamentar.
Últimas notícias
Mãe de Matheus Cunha se emociona nas arquibancadas após dois gols do filho
Alagoas reduz analfabetismo em quase 30% e bate recorde histórico com foco na infância e expansão da EJA
Polícia invade campo e prende jogador de futebol amador acusado de roubo
PT aciona TSE contra Flávio Bolsonaro por vídeo com IA e alega propaganda antecipada
Arthur Lira visita Instituto IZM, recebe apoio de Zé Márcio Filho e Lelo Maia ao Senado e destaca trabalho social da entidade em Maceió e Alagoas
Servidor que amputou o próprio pé alegou que perdeu membro em sequestro
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
