Metade dos brasileiros acha que a vida vai melhorar em 6 meses
Pesquisa mostra que o otimismo dos brasileiros subiu de janeiro para cá
O brasileiro tem uma perspectiva mais otimista para o futuro do que há 6 meses atrás, segundo pesquisa PoderData realizada de 19 a 21 de julho de 2021. Metade dos entrevistados (50%) acredita que a própria vida vai melhorar no próximo semestre. Em janeiro, esse número era de 36%.
Entre os pessimistas, a porcentagem caiu 11 pontos percentuais e chegou a 9% dos entrevistados –que afirmaram achar que a vida deve ficar pior até o início de 2022. A fatia que considera que a vida deve se manter do mesmo jeito permanece do mesmo tamanho. Foi de 35% para 33%, uma variação dentro da margem de erro da pesquisa, de 2 p.p.
O espaço entre as duas pesquisas coincide com o período que a vacinação contra a covid-19 foi realizada no Brasil. Em 19 de janeiro, o Governo de São Paulo aplicou a 1ª dose da CoronaVac na enfermeira Mônica Calazans. Nesta 2ª feira (26.jul), o país chegou a 100 milhões de vacinados, atingindo uma média móvel de 1,5 milhão de vacinas diárias.
Esta pesquisa foi realizada no período de 19 a 21 de julho de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.
Foram 2.500 entrevistas em 427 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.
Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.
DESTAQUES DEMOGRÁFICOS
O gráfico a seguir estratifica a resposta de cada entrevistado. O Drive destaca:
homens: mais otimistas– são 62% os que afirmam dizem que a vida vai melhorar nos próximos 6 meses –o percentual é 23 p.p. maior que no grupo das mulheres;
mais jovens – no grupo, são 63% os que dizem acreditar em um futuro melhor;
Nordeste – foram 62% dos moradores da região que afirmaram esperar uma melhora de vida;
mais ricos, pessimistas– o estrato dos que ganham mais de 10 salários mínimos abarca os mais pessimistas: 25% veem piora na vida nos próximos 6 meses.
BOLSONARISTAS MAIS OTIMISTAS
No grupo que aprova o trabalho de Bolsonaro, são 72% que creem num futuro melhor. Entre os que o rejeitam o presidente, o percentual é quase a metade: 39%.
Veja também
Últimas notícias
Presos envolvidos na morte de mulher que desapareceu após deixar bar na Levada, em Maceió
Primeira escola pública bilíngue de Maceió já apresenta resultados
”Em Alagoas temos dois caras maneiraços”: Nikolas Ferreira elogia Caio Bebeto e Cabo Bebeto e destaca lideranças estaduais em podcast
Mulher que esfaqueou namorado em Maceió pede medida protetiva após ameaças da família dele
Senado aprova Plano Nacional de Educação e Marcelo Beltrão diz que desafio agora é transformar em resultado
[Vídeo] Operação Duplo Impacto prende importante membro de facção em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
