Lei não permite reajuste salarial a servidores, como diz mensagem falsa em AL
Documento manipulou dados ao dizer que governo concederia 17.52% de aumento
Circula nas redes sociais a informação de que o Governo de Alagoas teria anunciado um aumento salarial de 17.52% para todos os servidores públicos. A mensagem é falsa. O conteúdo manipulou uma notícia de abril, quando foi anunciada a reposição inflacionária de 4.52%. Uma Lei federal não permite aumentos acima da inflação em 2021.
A informação é compartilhada em formato de documento, uma tentativa de demonstrar veracidade. No entanto, o arquivo apresenta vários erros. A identidade visual no cabeçalho, por exemplo, não condiz com a marca oficial do governo. “Governador anuncia reposição salarial de 17.52% a todos os servidores estaduais”, diz a manchete.
Esse aumento não foi anunciado e nem é permitido. O material divulgado foi elaborado a partir da edição de uma matéria publicada em abril de 2021. Naquele momento, o governador Renan Filho anunciou a reposição salarial de 4.52% a todos os servidores públicos estaduais.
O criador da mensagem falsa deixou passar despercebido o verdadeiro percentual do aumento na legenda da foto, onde está escrito 4.52%. Outro erro encontrado na montagem é a manipulação da data da notícia onde está escrito erroneamente o dia “260”. O nome de responsável pelo texto também foi ocultado. Vários sinais que evidenciam que o documento é falso.
O secretário da Fazenda de Alagoas, George Santoro, explica que não seria possível um novo aumento salarial. “A lei complementar federal nº 173 não permite reajuste nesse ano. Apenas reposição inflacionária que já foi feita em 4.52%”, informou.
A lei citada pelo gestor foi publicada no dia 28 de maio de 2020 no Diário Oficial da União e faz parte do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus. O artigo 8º proíbe União, Estados, Distrito Federal e Municípios de concederem “vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a membros de poder ou de órgão, servidores e empregados públicos e militares, exceto quando derivado de sentença judicial transitada em julgado ou de determinação legal anterior à calamidade pública”.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82)98161-5890. Clique aqui para enviar agora.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
