Meio ambiente

Diretora da Sudes em Maceió orienta sobre o descarte correto de pilhas e baterias

O cidadão pode descartar sua pilha ou bateria nas principais redes de supermercados

Por 7Segundos 27/07/2021 19h07
Diretora da Sudes em Maceió orienta sobre o descarte correto de pilhas e baterias
Sudes chama a atenção sobre os danos causados ao meio ambiente sobre descarte incorreto das pilhas - Foto: Divulgação

O descarte irregular de pilhas e baterias é assunto que pode causar vários danos e riscos ao meio ambiente. Pensando em diminuir os impactos e conscientizar a população, o programa Na Mira da Notícia, com apresentação de Angelo Farias, entrevistou a Diretora de Planejamento e serviços especiais da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Kedyna Tavares, para  explicar como o descarte pode ser feito de maneira correta.

"A Prefeitura de Maceió orienta  junto com a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) quanto ao descarte correto, porque a pilha ou bateria sendo lançada de forma incorreta pode vir a contaminar o solo e até mesmo a água por ter substâncias tóxicas. A gente orienta que o cidadão faça o descarte no mesmo local onde foi feita a compra do produto, com a logística reversa o fabricante tem como obrigação recolher esse tipo de material", explicou. 

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada em 2010, estabelece o incentivo à chamada logística reversa, que constitui em incentivos para que as empresas, governos e consumidores estejam comprometidos em viabilizar a coleta e restituição dos resíduos sólidos à empresas fabricantes. "Nos principais supermercados de Maceió é possível fazer esse recolhimento pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, obriga esses estabelecimentos a fazer o recolhimento do produto depois de utilizar os materiais a pilha e a bateria. Esse material quando amassado ou aberto ele pode lançar algumas toxinas no meio ambiente que podem prejudicar tanto o solo quanto a saúde humana", ressaltou Kedyna.

A diretora explicou também que materiais como lâmpadas ou vidros também precisam de atenção na hora do descarte. "Outros materiais como lâmpadas a população deve devolver ao seu fabricante, assim como as pilhas e baterias, porque é um produto muito perigoso, até mesmo para quem faz a coleta urbana na cidade", pontuou.

Além dos supermercados, existem locais que recebem tipos específicos de resíduos sólidos especiais, a exemplo da Qualitec, que tem o contato de (82) 3032-3939, e está localizada na Rua Celso Piatti, 472, Jaraguá.

As pilhas e baterias podem ser recicladas, reutilizadas, ou podem passar por algum tipo de tratamento que possibilite um descarte não nocivo ao meio ambiente.

Kedyna ainda ressaltou que a população que tiver dúvidas sobre o assunto pode entrar em contato com a Secretaria. "Quem quiser tirar mais dúvidas sobre o assunto, pode entrar em contato com a Secretaria através da central de atendimento, 0800-0822600 ou pelo nosso WhatsApp 82 988024834, você pode enviar foto do seu material, junto com a sua localização e uma breve descrição, que a nossa Central de Monitoramento entra em contato para esclarecer qualquer dúvida que possa surgir", disse.

Por fim a diretora explicou que em Maceió existem cinco ecopontos para descartes de materiais volumosos ou restos de construções. "Em Maceió funcionam ecopontos destinados para que seja feito o descarte de restos de construções civis, poda, volumosos como sofá e geladeira, atualmente nós temos cinco ecopontos disponíveis localizados no Tabuleiro dos Martins, Santa Lúcia, Jatiúca, Santa Maria e Dique Estrada. A população pode levar o resíduo de forma gratuita para que seja feito o descarte correto", concluiu Kedyna.