Diretora da Sudes em Maceió orienta sobre o descarte correto de pilhas e baterias
O cidadão pode descartar sua pilha ou bateria nas principais redes de supermercados
O descarte irregular de pilhas e baterias é assunto que pode causar vários danos e riscos ao meio ambiente. Pensando em diminuir os impactos e conscientizar a população, o programa Na Mira da Notícia, com apresentação de Angelo Farias, entrevistou a Diretora de Planejamento e serviços especiais da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Kedyna Tavares, para explicar como o descarte pode ser feito de maneira correta.
"A Prefeitura de Maceió orienta junto com a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) quanto ao descarte correto, porque a pilha ou bateria sendo lançada de forma incorreta pode vir a contaminar o solo e até mesmo a água por ter substâncias tóxicas. A gente orienta que o cidadão faça o descarte no mesmo local onde foi feita a compra do produto, com a logística reversa o fabricante tem como obrigação recolher esse tipo de material", explicou.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada em 2010, estabelece o incentivo à chamada logística reversa, que constitui em incentivos para que as empresas, governos e consumidores estejam comprometidos em viabilizar a coleta e restituição dos resíduos sólidos à empresas fabricantes. "Nos principais supermercados de Maceió é possível fazer esse recolhimento pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, obriga esses estabelecimentos a fazer o recolhimento do produto depois de utilizar os materiais a pilha e a bateria. Esse material quando amassado ou aberto ele pode lançar algumas toxinas no meio ambiente que podem prejudicar tanto o solo quanto a saúde humana", ressaltou Kedyna.
A diretora explicou também que materiais como lâmpadas ou vidros também precisam de atenção na hora do descarte. "Outros materiais como lâmpadas a população deve devolver ao seu fabricante, assim como as pilhas e baterias, porque é um produto muito perigoso, até mesmo para quem faz a coleta urbana na cidade", pontuou.
Além dos supermercados, existem locais que recebem tipos específicos de resíduos sólidos especiais, a exemplo da Qualitec, que tem o contato de (82) 3032-3939, e está localizada na Rua Celso Piatti, 472, Jaraguá.
As pilhas e baterias podem ser recicladas, reutilizadas, ou podem passar por algum tipo de tratamento que possibilite um descarte não nocivo ao meio ambiente.
Kedyna ainda ressaltou que a população que tiver dúvidas sobre o assunto pode entrar em contato com a Secretaria. "Quem quiser tirar mais dúvidas sobre o assunto, pode entrar em contato com a Secretaria através da central de atendimento, 0800-0822600 ou pelo nosso WhatsApp 82 988024834, você pode enviar foto do seu material, junto com a sua localização e uma breve descrição, que a nossa Central de Monitoramento entra em contato para esclarecer qualquer dúvida que possa surgir", disse.
Por fim a diretora explicou que em Maceió existem cinco ecopontos para descartes de materiais volumosos ou restos de construções. "Em Maceió funcionam ecopontos destinados para que seja feito o descarte de restos de construções civis, poda, volumosos como sofá e geladeira, atualmente nós temos cinco ecopontos disponíveis localizados no Tabuleiro dos Martins, Santa Lúcia, Jatiúca, Santa Maria e Dique Estrada. A população pode levar o resíduo de forma gratuita para que seja feito o descarte correto", concluiu Kedyna.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
