Geral

Sem documentos com foto, mãe entra na Justiça para enterrar filho em Alagoas

Certidão de Nascimento foi o único documento apresentado

Por 7Segundos 28/07/2021 10h10 - Atualizado em 28/07/2021 10h10
Sem documentos com foto, mãe entra na Justiça para enterrar filho em Alagoas
Sede do Instituto Médico Legal (IML) - Foto: Assessoria

Uma mãe entrou na Justiça para conseguir enterrar o filho, cujo corpo segue no Instituto Médico Legal (IML) desde o dia 20 de julho. A família teve direitos sobre o corpo negados, pois não apresentou nenhum documento oficial com foto.

De acordo com o pedido de alvará de liberação do corpo, o qual o 7Segundos teve acesso, Joseado dos Santos Silva, que tinha 27 anos, era custodiado e estava no Sistema Prisional quando morreu por causas não reveladas. O único documento que ele possuía era a Certidão de Nascimento.

No IML, o corpo dele segue como não identificado. A Perícia Oficial informou à reportagem que foram realizados exames de necropapiloscopia e odontolegal. No entanto, ambos os exames foram inviabilizados, visto que a vítima não possui carteira de identidade e nem a família apresentou exames odontológicos para a conclusão do exame da arcada dentária.

Por isso, foram coletados materiais biológicos da mãe e do cadáver para confronto genético no Laboratório de DNA do Instituto de Criminalística. Porém, por causa do tempo em que pode levar para o exame ficar pronto, a família entrou com o pedido de alvará para a liberação do corpo.

Em nota, a Perícia Oficial também informou à reportagem que caso a justiça conceda essa decisão liminar, o corpo é liberado apenas com a guia de sepultamento, sendo a declaração de óbito expedida após o resultado final do exame de DNA. Até a tarde desta terça-feira (27), a decisão não havia sido apresentada ao IML.

O 7Segundos tentou contato tanto com mãe e com os advogados da família nessa terça-feira e nesta quarta-feira (28), mas não obteve êxito.