Covid-19: mais de 10 mil maceioenses não tomaram a 2ª dose da vacina
Segundo a prefeitura, índice de atrasados representa 6%, mas segue alto
O número de pessoas que não compareceram aos pontos de vacinação na data marcada para aplicação da segunda dose do imunizante contra a Covid-19 segue alto em Maceió. Um levantamento atualizado na última terça-feira (27) aponta que 10.933 pessoas estão com o calendário vacinal atrasado, o que representa 6% de faltosos. Destes, 4.622 não tinham concluído a imunização com a vacina CoronaVac e 6.311, com AstraZeneca.
De acordo com as últimas análises, o índice de faltosos tem oscilado entre 6% e 8%, tendo a avaliação atual atingido o índice mais baixo das últimas semanas de avaliação. No último relatório, de 20 de julho, eram 7%, mantendo o mesmo índice da semana anterior, divulgado em 13 de julho; no dia 7 de julho, eram 8%.
Embora o índice de 6% seja o mais baixo das últimas quatro semanas, a situação é preocupante, uma vez que o ciclo das vacinas CoronaVac e AstraZeneca, que estão disponíveis para a segunda dose em Maceió, prevê a administração de duas doses para efetivar a imunização.
A médica infectologista Maria Claudiane Bezerra de Souza, do Bloco I do PAM Salgadinho, convoca as pessoas a completar a imunização e explica a necessidade de concluir o processo.
“No caso da vacina contra a Covid-19, a maioria dos imunizantes disponíveis constitui um ciclo de duas doses. A segunda dose tem a função de aumentar os títulos de anticorpos e melhorar a resposta celular específica, fazendo com que o retorno imunológico seja mais eficaz e duradouro. Assim, um indivíduo que tome apenas uma dose da vacina de um ciclo duplo, não está ainda imunizado”, alerta.
A especialista orienta as pessoas que estão com o calendário atrasado a buscar os postos para concluir a imunização o quanto antes. “Mesmo quem está atrasado precisa procurar um posto de vacinação para receber a segunda dose”, afirma a médica.
Cuidados
Claudiane Bezerra lembra que o controle da pandemia depende do percentual de pessoas vacinadas e dos cuidados individuais para a proteção. “Somente quando um percentual de mais de 70% da população estiver completamente vacinado contra a Covid-19 é que deve ocorrer o controle da pandemia. Até lá, devemos manter todos os cuidados para evitar o adoecimento, como o distanciamento social, uso da máscara e higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel com frequência”.
A análise foi feita por meio da plataforma de dados abertos da vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde (base de dados 26/07/2021), considerando apenas o município de aplicação Maceió. O relatório explica que, em razão de a base ser referenciada ao local de aplicação, alguns destes usuários podem ter recebido a segunda dose em outras localidades.
A segunda dose da vacina está disponível nos oito pontos fixos, localizados nos estacionamentos da Justiça Federal e de Jaraguá, em sistema drive-thru, nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária), na Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), no Papódromo (Vergel), no Terminal do Osman Loureiro e, por fim, no Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho) das 9h às 16h.
Últimas notícias
Moto com sinais de adulteração é apreendida pela PM durante ocorrência na BR-104, em Flexeiras
Alfredo Gaspar retoma CPMI do INSS, destaca avanços e cobra esclarecimentos sobre citações a Lulinha
Bruninho tentou abrir mão da pensão de Bruno em troca do corpo da mãe
Decolar e Azul Linhas Aéreas são condenadas por negar reembolso integral de voo cancelado
Moradores bloqueiam AL-115 em protesto contra falta de água em Igaci
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro em Inhapi
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
