Estadão Entenda por que nome, bandeira e hino da Rússia estão banidos da Olimpíada e o país usa a sigla ROC

Os atletas russos que ganham medalha de ouro na Olimpíada de Tóquio festejam a façanha no pódio não com a bandeira do país. Eles também não vão ouvir o hino da Rússia. A razão disso é um banimento aplicada pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) para o país de Vladimir Putin. Dessa forma, os símbolos nacionais russos estão banidos da competição e os atletas precisam provar que não estão dopados para disputar torneios internacionais.
Segundo a Wada, a Rússia cometeu uma série de violações como manipulação de dados laboratoriais sem autorização, a inclusão de amostras falsas nos testes e a destruição de arquivos conclusivos a possíveis casos de dopagem em parte de um esquema comandado pelo governo. A punição já havia sido aplicada nas Olimpíadas de Inverno de PyeongChang em 2018 e a Wada fez recomendações para que a Rusada, agência antidoping do país, reconsiderasse seus atos e voltasse a ser confiável.
Contudo, a Wada considerou que essas recomendações não foram atendidas e aumentou a punição em dezembro de 2019, banindo o país de competições esportivas internacionais por quatro anos. Atletas russos precisam provar que não cometeram doping em agências de outros países para competir sob a bandeira do Comitê Olímpico Russo (ROC, na sigla em inglês), como estão fazendo agora nos Jogos de Tóquio.
A punição pode até impedir a Rússia de disputar a Copa do Mundo do Catar, em 2022, caso a seleção obtenha a vaga. Da mesma forma, os russos competirão sob a bandeira do Comitê Olímpico Russo na Olimpíada de Inverno de Pequim, prevista para acontecer em fevereiro de 2022.
As autoridades esportivas e políticas russas negaram que houvesse um esquema generalizado de doping e atribuíram as acusações e punições a uma campanha internacional contra o país. No Japão, os competidores são chamados de Atletas da Rússia, e usam a bandeira da ROC. No quadro de medalhas, a ROC tem se posicionado entre os primeiros.
Últimas notícias

Motociclista morre em grave acidente na Avenida Dr. Júlio Marques Luz

Plano de Israel para Gaza pode gerar “nova calamidade”, alerta ONU

Relator do Orçamento quer flexibilizar arcabouço fiscal de Haddad

Médico avalia quadro de saúde de Faustão após novos transplantes

Adolescente é salvo pelo primo após se engasgar com achocolatado em Fortaleza

PF recebe 2 mil produtos irregulares apreendidos em operação contra cigarros eletrônicos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
