Política

Apoiadores do voto impresso vazam lista com contatos pessoais de deputados federais

Objetivo é pressionar parlamentares a votarem a favor da matéria na Câmara

Por Berg Morais 02/08/2021 17h05
Apoiadores do voto impresso vazam lista com contatos pessoais de deputados federais
Câmara Federal - Foto: Blog do Tinho

Após a base fiel do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ir às ruas de todo o país realizar manifestações em defesa do voto impresso auditável nas eleições de 2022, o campo de batalha agora é outro, o virtual. Uma lista com os contatos pessoais dos 513 deputados federais está sendo espalhada em grupos de conversas de todo o país.

O objetivo é pressionar para que os parlamentares se posicionem de forma favorável à matéria que, mesmo sem previsão de data, deverá entrar em pauta na Câmara. “Segue a lista dos celulares e watts, dos Deputados Federais. Infernize-os. Exija o Voto Impresso com contagem pública”, diz o texto que acompanha o documento que contem os dados dos deputados.

No domingo, 1º de agosto, nem a chuva impediu que os apoiadores de Bolsonaro estivessem nas ruas de Maceió tentando chamar atenção para o assunto em questão. O presidente tem ameaçado publicamente a realização do próximo pleito afirmando que "sem eleições limpas e democráticas não haverá eleição". "Quem fala que a urna eletrônica é auditável e segura é mentiroso”, disse Bolsonaro.

Na sexta-feira (30), o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas), se posicionou de forma contrária e afirmou que a matéria não deverá ser aprovada na Comissão Especial da Câmara e que o “voto impresso é perda de tempo”. "Já disputei oito eleições, sendo seis em urna eletrônica. Não temos nenhum fato que diga respeito à fragilidade no sistema ou fraudes", assegurou Lira.

O 7Segundos realizou levantamento para saber se algum dos membros da bancada alagoana na Câmara Federal tem recebido pressão externa para se posicionar em defesa do voto impresso auditável, mas não houve respostas até o fechamento da matéria.

Nesta segunda-feira (02), o deputado federal Marx Beltrão (PSD) usou suas redes sociais para defender o voto auditável. “Independente de ideologia política e orientação partidária, é a verdade que deve guiar nossas decisões enquanto representantes do povo. Por isso, é do meu entendimento que o voto auditável é uma garantia a mais para a manutenção da nossa democracia. Quem vota, merece a tranquilidade de saber que o seu voto pode ser auditável”, destacou o parlamentar.