Apoiadores do voto impresso vazam lista com contatos pessoais de deputados federais
Objetivo é pressionar parlamentares a votarem a favor da matéria na Câmara
Após a base fiel do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ir às ruas de todo o país realizar manifestações em defesa do voto impresso auditável nas eleições de 2022, o campo de batalha agora é outro, o virtual. Uma lista com os contatos pessoais dos 513 deputados federais está sendo espalhada em grupos de conversas de todo o país.
O objetivo é pressionar para que os parlamentares se posicionem de forma favorável à matéria que, mesmo sem previsão de data, deverá entrar em pauta na Câmara. “Segue a lista dos celulares e watts, dos Deputados Federais. Infernize-os. Exija o Voto Impresso com contagem pública”, diz o texto que acompanha o documento que contem os dados dos deputados.
No domingo, 1º de agosto, nem a chuva impediu que os apoiadores de Bolsonaro estivessem nas ruas de Maceió tentando chamar atenção para o assunto em questão. O presidente tem ameaçado publicamente a realização do próximo pleito afirmando que "sem eleições limpas e democráticas não haverá eleição". "Quem fala que a urna eletrônica é auditável e segura é mentiroso”, disse Bolsonaro.
Na sexta-feira (30), o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas), se posicionou de forma contrária e afirmou que a matéria não deverá ser aprovada na Comissão Especial da Câmara e que o “voto impresso é perda de tempo”. "Já disputei oito eleições, sendo seis em urna eletrônica. Não temos nenhum fato que diga respeito à fragilidade no sistema ou fraudes", assegurou Lira.
O 7Segundos realizou levantamento para saber se algum dos membros da bancada alagoana na Câmara Federal tem recebido pressão externa para se posicionar em defesa do voto impresso auditável, mas não houve respostas até o fechamento da matéria.
Nesta segunda-feira (02), o deputado federal Marx Beltrão (PSD) usou suas redes sociais para defender o voto auditável. “Independente de ideologia política e orientação partidária, é a verdade que deve guiar nossas decisões enquanto representantes do povo. Por isso, é do meu entendimento que o voto auditável é uma garantia a mais para a manutenção da nossa democracia. Quem vota, merece a tranquilidade de saber que o seu voto pode ser auditável”, destacou o parlamentar.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
