CPI da Covid ao vivo: Airton Cascavel presta depoimento
Airton Antônio Soligo é apontado como 'ministro de fato' durante gestão Eduardo Pazuello
A CPI da Pandemia chega à sua 40ª sessão e ouve nesta quinta-feira (5), a partir das 9 horas, o empresário e ex-assessor do Ministério da Saúde Airton Antônio
Soligo, conhecido como Airton Cascavel. O requerimento pela oitiva de Cascavel foi apresentado pelo vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que justifica o pedido citando reportagens que revelam que o ex-assessor era apontado como "o ministro [da Saúde] de fato" durante a gestão de Eduardo Pazuello. Cascavel e o ex-ministro da Saúde são amigos, de acordo com a CPI.
Ainda durante a gestão Pazuello, o empresário teria participado de reuniões no Ministério da Saúde, – mesmo sem um cargo formal na pasta. O então ministro nomeou o amigo como "assessor especial" do ministério após a informalidade ser descoberta – Cascavel ocupou o cargo entre junho de 2020 e março deste ano.
Nesta quarta-feira (4), o ex-assessor chegou a pedir salvo-conduto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para não comparecer ao depoimento de hoje. O ministro Gilmar Mendes concedeu o pedido apenas parcialmente. Cascavel terá de comparecer, mas terá a garantia do direito ao silêncio em questões que possam incriminá-lo – o STF já se manifestou desta forma em pedidos de outros depoentes.