Política

CPI da Covid ao vivo: Airton Cascavel presta depoimento

Airton Antônio Soligo é apontado como 'ministro de fato' durante gestão Eduardo Pazuello

Por CNN Brasil 05/08/2021 10h10
CPI da Covid ao vivo: Airton Cascavel presta depoimento
O empresário e ex-assessor do Ministério da Saúde, Airton Antonio Soligo, conhecido como Airton Cascavel, já está no Senado Federal para prestar depoimento - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A CPI da Pandemia chega à sua 40ª sessão e ouve nesta quinta-feira (5), a partir das 9  horas, o empresário e ex-assessor do Ministério da Saúde Airton Antônio
Soligo, conhecido como Airton Cascavel. O requerimento  pela oitiva de Cascavel foi apresentado pelo vice-presidente da CPI,  senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que justifica o pedido citando  reportagens que revelam que o ex-assessor era apontado como "o ministro  [da Saúde] de fato" durante a gestão de Eduardo Pazuello. Cascavel e o ex-ministro da Saúde são amigos, de acordo com a CPI.

Ainda durante a gestão Pazuello, o empresário teria participado de  reuniões no Ministério da Saúde, – mesmo sem um cargo formal na pasta. O então ministro nomeou o amigo como "assessor especial" do ministério  após a informalidade ser descoberta – Cascavel ocupou o cargo entre junho de 2020 e março deste ano.

Nesta quarta-feira (4), o ex-assessor chegou a pedir salvo-conduto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para não comparecer ao depoimento de hoje. O ministro Gilmar Mendes concedeu o pedido apenas parcialmente.  Cascavel terá de comparecer, mas terá a garantia do direito ao silêncio  em questões que possam incriminá-lo – o STF já se manifestou desta forma em pedidos de outros depoentes.