Prefeitura amplia debate com a comunidade sobre a requalificação da orla lagunar
População será contemplada com projetos de cunho social e ambiental, de economia circular e criativa, de mobilidade e habitação
O programa de Requalificação da Orla Lagunar de Maceió vem ganhando notoriedade com a intervenção da comunidade no mapeamento coletivo de ideias e propostas que vão garantir o desenvolvimento sustentável e econômico dos bairros Bom Parto, Levada, Ponta Grossa, Vergel do Lago e Trapiche.
Desde o mês de julho deste ano, a Prefeitura vem promovendo oficinas técnicas que servirão de base para a elaboração de projetos urbanísticos para a região. Uma parceria com a ONG Gerando Falcões e com o Instituto Mandaver vai possibilitar o acompanhamento do processo de participação social nas discussões.
O secretário-adjunto de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial (Sedet), Tácio Rodrigues, afirma que a população será contemplada com projetos sociais e ambiental, de economia circular e criativa, de mobilidade e habitação.
As propostas incluem a requalificação das vias e calçadas, recuperação e ampliação da iluminação pública, implantação de creches de período integral e instalação de equipamentos voltados para o esporte e lazer.
Para o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Ismar Macário, o programa será um marco na qualidade de vida das pessoas e vai promover o saneamento básico com a expansão das redes de drenagem e esgotamento sanitário, com foco na recomposição da Área de Proteção Ambiental (APA) nas margens da Lagoa Mundaú.
“Os estudos estão em fase preliminar. Estamos traçando objetivos e metas e elencando prioridades e problemas para as tomadas de decisões. O resultado será a implementação de um processo participativo em várias etapas”, explica a diretora de Projetos Urbanos, Tuanne Carvalho.
As ações contam com a contribuição de diversos órgãos da administração pública, a exemplo da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtur), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Smtt), Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) e do Gabinete de Governança (Ggov).
Habitação
As melhorias para a orla lagunar da capital alagoana também abrangem a área do Residencial Parque da Lagoa, que reassentará mais de 7 mil pessoas que vivem em condições subumanas para unidades multifamiliares.
A construção do conjunto habitacional tem aporte de R$ 140 milhões do Programa Casa Verde e Amarela, oriundos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). As primeiras unidades já serão entregues em dezembro deste ano.
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
