Mais de 700 estudantes aprovados no Pontapé serão capacitados pelo Governo de AL
Ação estimula a troca de conhecimentos básicos sobre a gestão pública para quem vai ingressar no Poder Executivo

Preparar jovens para o mercado de trabalho e contribuir com o crescimento pessoal e profissional de cada um. É com esse objetivo que o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), está capacitando jovens e adultos aprovados no Programa de Estágio Pontapé. A ideia é estimular a integração, fomentar a troca de conhecimentos sobre a gestão pública e capacitá-los para o início das jornadas de trabalho nos órgãos estaduais.
De acordo com Hugo Felipe da Silva, coordenador de Formação do Pontapé e um dos idealizadores do momento, essa é uma excelente oportunidade de formar esses alunos e dar uma base para que ingressam no Poder Executivo entendendo o funcionamento e as principais ferramentas que passarão a fazer parte do dia-a-dia de cada um deles.
“A grade do curso de formação foi pensada com o objetivo de fornecer, além dos conhecimentos básicos sobre a Gestão Pública, também proporcionar reflexões sobre o comportamento no ambiente do trabalho, desenvolvendo competências socioemocionais para o início do estágio. Haverá também um módulo vivencial, apresentando o Sei! e outro inspiracional, recebendo antigos estagiários que hoje estão efetivados no governo”, explica Hugo.
A capacitação, que tem duração de uma semana e está reunindo turmas com 80 alunos por vez, aborda temáticas que buscam engrandecer e motivar futuras experiências dentro do governo. Segundo a ementa do curso, os alunos terão uma verdadeira imersão em temas como marketing pessoal, ética e direitos humanos aplicados à gestão pública. Além de uma introdução à administração no setor público e um momento vivencial e inspiracional com profissionais que obtiveram sucesso na carreira tendo o estágio como ponto de partida.
Para Giseldo Raimundo Elias, aluno de Direito e aprovado para estagiar no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), tanto a capacitação quanto o Programa são iniciativas louváveis, principalmente por expandir a oferta de estágio para públicos que, historicamente, não possuíam chances como essa de ingressar em um dos órgãos do setor público.
“Eu queria realmente agradecer muito esse olhar do governo e a criação de um programa como esse. A gente não tinha esse tipo de oportunidade antes, eu não acreditava que teria essa chance. Inclusive, já havia tentado estágios em outros modelos e formatos, mas sempre foi bastante difícil. Hoje, fico muito feliz por essa porta ter sido aberta para jovens que, assim como eu tive um dia, têm dificuldades para acessar o mercado de trabalho. Desde já, eu acredito que o aprendizado será muito rico e poderemos colocar em prática tudo aquilo que a gente vem aprendendo diariamente na faculdade. Essa inclusão é importante, é algo maravilhoso”, conta Giseldo.
Ainda de acordo com o coordenador de Formação do Pontapé, a meta é capacitar nesses próximos meses os mais de 700 aprovados no programa, desenvolvendo nos participantes competências socioemocionais imprescindíveis ao mundo do trabalho e, ainda, fomentando políticas públicas pautadas em diversidade, equidade e inclusão.
“Esse programa é inovador e o mais importante: quebra paradigmas e democratiza o acesso daqueles que tinham dificuldades em conseguir dar os primeiros passos na escalada profissional. Com essa capacitação e as experiências que serão vividas no setor público, vamos ajudar esses jovens e adultos a construírem, junto com a gente, um futuro cheio de oportunidades. Sem dúvidas, o Pontapé veio para ficar e acelerar o desenvolvimento do nosso estado, é um projeto feito por muitas mãos e que tem nos dado muito orgulho”, explica o secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques Santos.
CICLO DE OPORTUNIDADES
Desenvolvida pela Seplag, o Programa Pontapé visa estabelecer procedimentos padronizados de recrutamento que possibilitem a descoberta de talentos para o serviço público local. Enquanto política afirmativa e visando a universalização das vagas ofertadas, a iniciativa prevê que cada processo seletivo oferte cerca de 80% das oportunidades para Pessoa com Deficiência (PcD), para inscritos no CadÚnico e para aqueles que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou na privada com bolsa integral.
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
