Núcleo de Acolhimento Humanizado oferece apoio profissional a servidores municipais
No primeiro semestre deste ano, foram 205 atendimentos entre presencial e online, encaminhamentos, entrevistas e visitas in loco

No primeiro semestre deste ano, o Núcleo de Acolhimento Humanizado (NAHS) realizou 205 atendimentos entre presencial e online, encaminhamentos, entrevistas e visitas in loco. Entre as atividades do NAHS, estão o atendimento humanizado, orientação, apoio, encaminhamentos, tudo com o objetivo de amenizar situações de estresse, desgaste mental e emocional, conflitos internos e ausências aos órgãos. O Núcleo também incentiva um calendário com eventos anuais e datas comemorativas na intenção de incluir e melhorar o fluxo de trabalho.
O NAHS, que faz parte Secretaria Municipal de Gestão (Semge), oferece atendimento psicológico aos servidores do Município desde 2009. O setor também integra o Programa de Valorização do Servidor e foi criado para valorizar a saúde mental e a qualidade de vida.
“É um serviço importante para o funcionamento das atividades, principalmente se tratando do âmbito sentimental. Às vezes, o servidor está cabisbaixo ou teve algum problema de adaptação no setor ou com algum colega, em casa, de saúde e pode encontrar apoio aqui. Trabalhar a saúde mental do servidor é fundamental para que ele ofereça um bom serviço à sociedade, em alguns casos específicos, até estendemos o suporte à família, o importante é o seu bem estar”, enfatiza a psicóloga da Semge e coordenadora do Programa, Marileide da Silva.
O NAHS existe em parceria com a Coordenação de Gestão de Pessoas da Semge. Os atendimentos são realizados de acordo com a necessidade e a demanda. Durante a pandemia, o setor atendeu os servidores através de ligações e chamadas de vídeo, e também por atendimento presencial, de acordo com o agendamento e seguindo todos os protocolos de prevenção ao coronavírus.
“Intensificamos esse trabalho, fizemos em sistema de rodízio e mesmo com as limitações necessárias, realizados o possível para a manutenção do programa. Até porque foi necessário estarmos firmes na entrega desse suporte, pois no período de quarentena, algumas problemáticas como ansiedade, depressão e o sentimento de solidão se intensificaram, afinal, são pessoas que viam os colegas todos os dias e mantinham uma rede de contato, e no período ficou mais difícil. Voltamos aos poucos ao funcionamento presencial, e hoje, todos que não possuem comorbidades e se vacinaram podem voltar à sua rotina”
O setor ainda está em sistema de agendamento, então, para ser atendido pelo NAHS, basta entrar em contato por e-mail [email protected] e pelo telefone 3312-5015, de segunda à sexta-feira, das 10h às 14h.
Últimas notícias

Morre Preta Gil, aos 50 anos, durante tratamento de câncer nos EUA

Torcedor cai no fosso do Estádio Rei Pelé

AGU quer apuração de movimentações financeiras antes do tarifaço

Idoso de 63 anos fica ferido após cair de moto em Jacaré dos Homens

Eduardo Bolsonaro ameaça Moraes e diz que vai tirá-lo do STF

Idoso de 88 anos desaparece no Santo Eduardo; família pede ajuda
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
