Acidentes

Núcleo de Acolhimento Humanizado oferece apoio profissional a servidores municipais

No primeiro semestre deste ano, foram 205 atendimentos entre presencial e online, encaminhamentos, entrevistas e visitas in loco

Por Ascom Semge 12/08/2021 16h04
Núcleo de Acolhimento Humanizado oferece apoio profissional a servidores municipais
Núcleo de Acolhimento Humanizado oferece apoio aos servidores - Foto: Ascom Semge

No primeiro semestre deste ano, o Núcleo de Acolhimento Humanizado (NAHS) realizou 205 atendimentos entre presencial e online, encaminhamentos, entrevistas e visitas in loco. Entre as atividades do NAHS, estão o atendimento humanizado, orientação, apoio, encaminhamentos, tudo com o objetivo de amenizar situações de estresse, desgaste mental e emocional, conflitos internos e ausências aos órgãos. O Núcleo também incentiva um calendário com eventos anuais e datas comemorativas na intenção de incluir e melhorar o fluxo de trabalho.

O NAHS, que faz parte Secretaria Municipal de Gestão (Semge), oferece atendimento psicológico aos servidores do Município desde 2009. O setor também integra o Programa de Valorização do Servidor e foi criado para valorizar a saúde mental e a qualidade de vida.

“É um serviço importante para o funcionamento das atividades, principalmente se tratando do âmbito sentimental. Às vezes, o servidor está cabisbaixo ou teve algum problema de adaptação no setor ou com algum colega, em casa, de saúde e pode encontrar apoio aqui. Trabalhar a saúde mental do servidor é fundamental para que ele ofereça um bom serviço à sociedade, em alguns casos específicos, até estendemos o suporte à família, o importante é o seu bem estar”, enfatiza a psicóloga da Semge e coordenadora do Programa, Marileide da Silva.

O NAHS existe em parceria com a Coordenação de Gestão de Pessoas da Semge. Os atendimentos são realizados de acordo com a necessidade e a demanda. Durante a pandemia, o setor atendeu os servidores através de ligações e chamadas de vídeo, e também por atendimento presencial, de acordo com o agendamento e seguindo todos os protocolos de prevenção ao coronavírus.

“Intensificamos esse trabalho, fizemos em sistema de rodízio e mesmo com as limitações necessárias, realizados o possível para a manutenção do programa. Até porque foi necessário estarmos firmes na entrega desse suporte, pois no período de quarentena, algumas problemáticas como ansiedade, depressão e o sentimento de solidão se intensificaram, afinal, são pessoas que viam os colegas todos os dias e mantinham uma rede de contato, e no período ficou mais difícil. Voltamos aos poucos ao funcionamento presencial, e hoje, todos que não possuem comorbidades e se vacinaram podem voltar à sua rotina”

O setor ainda está em sistema de agendamento, então, para ser atendido pelo NAHS, basta entrar em contato por e-mail [email protected] e pelo telefone 3312-5015, de segunda à sexta-feira, das 10h às 14h.