Núcleo de Acolhimento Humanizado oferece apoio profissional a servidores municipais
No primeiro semestre deste ano, foram 205 atendimentos entre presencial e online, encaminhamentos, entrevistas e visitas in loco
No primeiro semestre deste ano, o Núcleo de Acolhimento Humanizado (NAHS) realizou 205 atendimentos entre presencial e online, encaminhamentos, entrevistas e visitas in loco. Entre as atividades do NAHS, estão o atendimento humanizado, orientação, apoio, encaminhamentos, tudo com o objetivo de amenizar situações de estresse, desgaste mental e emocional, conflitos internos e ausências aos órgãos. O Núcleo também incentiva um calendário com eventos anuais e datas comemorativas na intenção de incluir e melhorar o fluxo de trabalho.
O NAHS, que faz parte Secretaria Municipal de Gestão (Semge), oferece atendimento psicológico aos servidores do Município desde 2009. O setor também integra o Programa de Valorização do Servidor e foi criado para valorizar a saúde mental e a qualidade de vida.
“É um serviço importante para o funcionamento das atividades, principalmente se tratando do âmbito sentimental. Às vezes, o servidor está cabisbaixo ou teve algum problema de adaptação no setor ou com algum colega, em casa, de saúde e pode encontrar apoio aqui. Trabalhar a saúde mental do servidor é fundamental para que ele ofereça um bom serviço à sociedade, em alguns casos específicos, até estendemos o suporte à família, o importante é o seu bem estar”, enfatiza a psicóloga da Semge e coordenadora do Programa, Marileide da Silva.
O NAHS existe em parceria com a Coordenação de Gestão de Pessoas da Semge. Os atendimentos são realizados de acordo com a necessidade e a demanda. Durante a pandemia, o setor atendeu os servidores através de ligações e chamadas de vídeo, e também por atendimento presencial, de acordo com o agendamento e seguindo todos os protocolos de prevenção ao coronavírus.
“Intensificamos esse trabalho, fizemos em sistema de rodízio e mesmo com as limitações necessárias, realizados o possível para a manutenção do programa. Até porque foi necessário estarmos firmes na entrega desse suporte, pois no período de quarentena, algumas problemáticas como ansiedade, depressão e o sentimento de solidão se intensificaram, afinal, são pessoas que viam os colegas todos os dias e mantinham uma rede de contato, e no período ficou mais difícil. Voltamos aos poucos ao funcionamento presencial, e hoje, todos que não possuem comorbidades e se vacinaram podem voltar à sua rotina”
O setor ainda está em sistema de agendamento, então, para ser atendido pelo NAHS, basta entrar em contato por e-mail [email protected] e pelo telefone 3312-5015, de segunda à sexta-feira, das 10h às 14h.
Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
