Cidades

CREA alerta sobre reformas em apartamentos

Especialistas alertaram para a necessidade de um engenheiro nas obras

Por 7Segundos com TV Cidadã 18/08/2021 14h02
CREA alerta sobre reformas em apartamentos
CREA alerta sobre reformas em apartamentos - Foto: Reprodução/TV Cidadã

Devido ao caso recente do prédio evacuado, no bairro do Trapiche, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Alagoas (Crea-AL) trouxe um alerta importante, nesta quarta-feira (18), para quem mora em unidades multifamiliares.

Em entrevista ao TCNews, da TV Cidadã, A presidente do Crea-AL, Rosa Tenório, e o advogado especialista em Direito Condominial, Francisco Vasco, mostraram a necessidade de contratar um engenheiro e obter os alvarás adequados na hora de fazer uma obra ou reformar um apartamento.

O recente caso do prédio no bairro do Trapiche, em Maceió, que teve de ser evacuado depois de uma obra irregular, mostra que essa orientação precisa ser reforçada. A reforma atingiu um pilar de sustentação do edifício e provocou rachaduras. Por sorte, a Defesa Civil recebeu a denúncia a tempo e, juntamente com outros órgãos, tomou todas as medidas necessárias para que a obra fosse paralisada e não houve maiores danos.

Obras e reformas em apartamentos devem seguir fielmente as regras previstas nas convenções condominiais, nos regimentos internos e na Norma Técnica 16.289 da ABNT. O objetivo é garantir a segurança de todos que moram no local e da própria edificação.

Confira a entrevista completa: