Hemoal apresenta estoque crítico de tipagem negativa
Os Hemocentros de Alagoas passam por crise nos estoques
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) enfrenta uma baixa crítica em doações de sangue, especialmente de tipagem negativa. O estoque diminuiu muito durante a pandemia do coronavírus e isso acabou afetando inúmeros pacientes ao redor do estado.
As unidades de Hemoal espalhadas pela capital enfrentam uma crise que acabou se tornando maior do que o esperado com a chegada do Covid-19, já que o vírus impossibilita pessoas que foram contaminadas a doarem sangue por 30 dias após a cura e pessoas que tiveram contato com o vírus esperem no mínimo 15 dias.
Também existe um tempo mínimo para realizar doações após a vacinação que varia de acordo com os fabricantes. A CoronaVac, por exemplo, exige um curto período de espera que são 48 horas após a vacinação. Já as demais vacinas, como Pfizer e Astrazeneca, exigem um total de 7 dias após a aplicação da vacina para poder doar sangue novamente.
Por conta da baixa no estoque, o Hemoal está convocando doadores assíduos para se dirigirem aos centros de doações para tentar aumentar o estoque. Lawrence Martin, 32, é um doador antigo, que possuí tipagem sanguínea B-, e foi chamado para o centro mais próximo de sua residência para realizar a doação.
Martin doa sangue desde 2015 e, quando convocado, teve preferência no atendimento por já possuir seus dados no banco do centro e possuir uma das tipagens sanguíneas que mais apresentam baixa. Apesar de ter sido “convocado”, o doador vai de livre e espontânea vontade já que doação é um ato voluntário.
Lawrence diz que, mesmo tendo que trabalhar, ele pediu uma folga para se dirigir ao centro já que “fazer doação é algo muito importante e doar sangue é doar vida!”. Apesar de ter comparecido, Martin não pôde doar já que tinha sido vacinado com a Atrazeneca em menos de 7 dias.
A assistente social, Natasha Souza, explica que a realidade de hoje é um número muito abaixo do normal e complementa dizendo que os centros “sempre precisam de sangue, independentemente de sua tipagem, já que o objetivo do Hemoal é fazer com que os estoques se mantenham seguros para que possam atender as demandas de transfusão de toda Alagoas”.
Souza também recomenda que a população doe sangue antes de se vacinarem ou durante o intervalo entre a primeira e a segunda dose.
Últimas notícias
Empreendedora transforma desafio familiar em salão de referência em Girau
Polícia Federal indicia 48 investigados por fraudes em descontos no INSS
Marina JHC celebra transformação de paciente atendida pelo Sorriso da Gente
Ex-funcionária é presa suspeita de desviar R$ 43 mil em vale-alimentação
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 54 cidades de Alagoas
Motociclista sofre múltiplas fraturas após acidente na Ponte Divaldo Suruagy
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
