Política

Servidores públicos se unem para lançar candidaturas para 2022

Líderes do Sindguarda, do Sindpol e do Sindicato dos Servidores da Saúde do Município de Maceió se reuniram para discutir o lançamento das campanhas

Por Assessoria 25/08/2021 16h04
Servidores públicos se unem para lançar candidaturas para 2022
Servidores públicos se unem para lançar candidaturas para 2022 - Foto: Assessoria

Os representantes das entidades sindicais, como o presidente do Sindicato dos Guardas de Alagoas (Sindguarda), Carlos Pisca, do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Ricardo Nazário, do Sindicato dos Servidores da Saúde do Município de Maceió, Alessandro Fernandes, uniram-se e estão conversando com outros sindicatos para o lançamento de candidaturas de deputado federal, deputado estadual, senador e governador, fomentado pelos servidores públicos do Estado e dos Municípios.

Para Carlos Pisca, essa união se faz necessária pela defesa dos direitos dos servidores. “Os servidores públicos, das três esferas, precisam ter representantes em cada casa, por que nós estamos sendo massacrados pelos gestores. Não temos uma voz ativa dos trabalhadores nem na Câmara Municipal de Maceió nem na Assembleia Legislativa e nem na Câmara dos Deputados”.

Ele ressalta que o servidor não tem voz ativa em nenhuma das casas legislativas, o que acarreta perdas para todos. “Quando analisamos o contexto ao qual os servidores estão inseridos constatamos que eles são prejudicados pelos arrachos e pelas perdas de direitos e salários. Por exemplo, a nível municipal tem a tentativa de reformar o Plano de Cargos e Carreira, no âmbito estadual os servidores foram vítimas do desconto previdenciário de 14% e a a nível federal tem a Reforma Administrativa, que quebra a estabilidade do servidor e autoriza a terceirização do serviço público. Isso acontece porque os servidores não têm representantes políticos para defender os interesses deles”, declara Carlos Pisca.

À frente do movimento, o dirigente dos policiais civis pontua a preocupação com a precarização imposta aos serviços públicos pelos governos. “Nesse caos, nasce a união dos servidores públicos para ter representantes no Legislativo e no Executivo, trabalhando e defendendo os servidores públicos e a excelência da prestação dos serviços públicos”, disse.

O representante do Sindsaude, sindicato que representa os servidores da saúde em Maceió, Alesandro Fernandes explica a importância desse projeto. “É de suma importância que a categoria dos servidores públicos tenham um representante na assembleia legislativa, principalmente nesse momento muito conturbado onde estamos sendo atacados com retirada de direitos. Por isso essa união das entidades sindicais será imprescindível para que essa cadeira na casa Taváres Bastos seja alcançada”.