Dia da avicultura: Emater atende 2 mil famílias que vivem da criação de aves em AL
No próximo sábado, dia 28 de agosto, é celebrado o dia do avicultor e da avicultura

No próximo sábado, dia 28 de agosto, é celebrado o dia do avicultor e da avicultura. O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) atende cerca de 2 mil famílias que vivem da criação de aves em 42 municípios, que são atendidos pelas regionais do Agreste I e II, Médio e Alto Sertão e Grande Mata Alagoana.
A Emater presta assistência técnica aos produtores por meio dos programas Dom Helder Câmara, em parceria com a Agencia Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), e Fomento às Atividades Rurais, feito em convênio com o Ministério da Cidadania. O objetivo é apoiar a inclusão produtiva rural dos agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais, além de beneficiários do Bolsa Família, com renda per capita mensal de até R$ 89.
Foram implantados 454 projetos de avicultura junto às famílias com os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), realizados pelos extensionistas do Instituto. A produção foi utilizada para o consumo próprio das famílias e comercialização do excedente através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além das feiras livres.
Uma das famílias beneficiadas é a da produtora Alda Maria Pereira Xavier, que trabalha no ramo há quatro anos. Ela teve um aumento de 500% na produção após a assistência técnica da Emater, indo de 30 aves para 180. Porém, por conta do aumento no valor dos insumos durante a pandemia da Covid-19, como soja e milho, a criação dela teve uma redução e hoje cria 50.
“O projeto Dom Helder Câmara foi maravilhoso em minha vida. Abriu portas para mim, pois tinha vontade de expandir, mas minha estrutura era bem pequena e não tinha condições. Mas, por meio do programa, pude obter o melhor resultado. A Emater disponibiliza essa chance pra gente”, relatou.
Em plena pandemia, Alda teve que fazer os cortes necessários, diminuindo a criação, mas ela contou que não deixou de receber assistência técnica e que tem a expectativa de aumentar a produção novamente no futuro.
“A Emater é de extrema importância para o produtor. A gente sempre precisa de orientação, assistência, que é algo que está ali para nos ajudar. Isso é maravilhoso e sou muito grata por esse projeto”, salientou.
Últimas notícias

Entregador é morto por disparos de arma de fogo no Clima Bom, em Maceió
Homem é rendido por poulares e preso após tentar esfaquear vítima em Arapiraca

Homem embriagado põe fogo na própria casa após companheira fugir para não ser agredida em Rio Largo

Homem envolvido em rinhas de galo é assassinado na Cidade Universitário

Disparo acidental de arma de fogo atinge criança na Cidade Universitária

Vítima é encaminhada para hospital em estado grave após sofrer atentado em Palmeira
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
