Dia da avicultura: Emater atende 2 mil famílias que vivem da criação de aves em AL
No próximo sábado, dia 28 de agosto, é celebrado o dia do avicultor e da avicultura

No próximo sábado, dia 28 de agosto, é celebrado o dia do avicultor e da avicultura. O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) atende cerca de 2 mil famílias que vivem da criação de aves em 42 municípios, que são atendidos pelas regionais do Agreste I e II, Médio e Alto Sertão e Grande Mata Alagoana.
A Emater presta assistência técnica aos produtores por meio dos programas Dom Helder Câmara, em parceria com a Agencia Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), e Fomento às Atividades Rurais, feito em convênio com o Ministério da Cidadania. O objetivo é apoiar a inclusão produtiva rural dos agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais, além de beneficiários do Bolsa Família, com renda per capita mensal de até R$ 89.
Foram implantados 454 projetos de avicultura junto às famílias com os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), realizados pelos extensionistas do Instituto. A produção foi utilizada para o consumo próprio das famílias e comercialização do excedente através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além das feiras livres.
Uma das famílias beneficiadas é a da produtora Alda Maria Pereira Xavier, que trabalha no ramo há quatro anos. Ela teve um aumento de 500% na produção após a assistência técnica da Emater, indo de 30 aves para 180. Porém, por conta do aumento no valor dos insumos durante a pandemia da Covid-19, como soja e milho, a criação dela teve uma redução e hoje cria 50.
“O projeto Dom Helder Câmara foi maravilhoso em minha vida. Abriu portas para mim, pois tinha vontade de expandir, mas minha estrutura era bem pequena e não tinha condições. Mas, por meio do programa, pude obter o melhor resultado. A Emater disponibiliza essa chance pra gente”, relatou.
Em plena pandemia, Alda teve que fazer os cortes necessários, diminuindo a criação, mas ela contou que não deixou de receber assistência técnica e que tem a expectativa de aumentar a produção novamente no futuro.
“A Emater é de extrema importância para o produtor. A gente sempre precisa de orientação, assistência, que é algo que está ali para nos ajudar. Isso é maravilhoso e sou muito grata por esse projeto”, salientou.
Últimas notícias

Donald Trump anuncia tarifação sobre importados e gera preocupação mundial

Polícia faz ação contra vídeos e pichações ameaçando moradores e policiais de Campo Alegre

Japaratinga alcança classificação de Município Turístico e abre caminho para novos investimentos

Caso Daniel Alves: MP da Espanha anuncia que vai recorrer contra anulação da condenação por estupro
Vereador que assumiu Prefeitura de Rio Largo divulga carta de renúncia de Carlos Gonçalves e aciona Justiça

Acusado de estuprar adolescente no município de Passo de Camaragibe é preso em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
