Agricultura

Dia da avicultura: Emater atende 2 mil famílias que vivem da criação de aves em AL

No próximo sábado, dia 28 de agosto, é celebrado o dia do avicultor e da avicultura

Por Assessoria 26/08/2021 12h12
Dia da avicultura: Emater atende 2 mil famílias que vivem da criação de aves em AL
Foram implantados 454 projetos de avicultura junto às famílias com os serviços de Assistência Técnica - Foto: Ascom Emater

No próximo sábado, dia 28 de agosto, é celebrado o dia do avicultor e da avicultura. O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) atende cerca de 2 mil famílias que vivem da criação de aves em 42 municípios, que são atendidos pelas regionais do Agreste I e II, Médio e Alto Sertão e Grande Mata Alagoana.

A Emater presta assistência técnica aos produtores por meio dos programas Dom Helder Câmara, em parceria com a Agencia Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), e Fomento às Atividades Rurais, feito em convênio com o Ministério da Cidadania. O objetivo é apoiar a inclusão produtiva rural dos agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais, além de beneficiários do Bolsa Família, com renda per capita mensal de até R$ 89.

Foram implantados 454 projetos de avicultura junto às famílias com os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), realizados pelos extensionistas do Instituto. A produção foi utilizada para o consumo próprio das famílias e comercialização do excedente através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além das feiras livres.

Uma das famílias beneficiadas é a da produtora Alda Maria Pereira Xavier, que trabalha no ramo há quatro anos. Ela teve um aumento de 500% na produção após a assistência técnica da Emater, indo de 30 aves para 180. Porém, por conta do aumento no valor dos insumos durante a pandemia da Covid-19, como soja e milho, a criação dela teve uma redução e hoje cria 50.

“O projeto Dom Helder Câmara foi maravilhoso em minha vida. Abriu portas para mim, pois tinha vontade de expandir, mas minha estrutura era bem pequena e não tinha condições. Mas, por meio do programa, pude obter o melhor resultado. A Emater disponibiliza essa chance pra gente”, relatou.

Em plena pandemia, Alda teve que fazer os cortes necessários, diminuindo a criação, mas ela contou que não deixou de receber assistência técnica e que tem a expectativa de aumentar a produção novamente no futuro.

“A Emater é de extrema importância para o produtor. A gente sempre precisa de orientação, assistência, que é algo que está ali para nos ajudar. Isso é maravilhoso e sou muito grata por esse projeto”, salientou.