Maior infestação do Aedes aegypti é registrada no Pinheiro, Ponta da Terra e Pintanguinha
Dados integram Boletim de Arboviroses divulgado na última sexta-feira (20) pela Coordenação Geral de Epidemiologia da SMS

A Coordenação Geral de Epidemiologia, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apontou Pinheiro, Ponta da Terra e Pitanguinha como os bairros com maiores índices de infestação do mosquito na capital. Os dados são do Boletim de Arboviroses divulgado na última sexta-feira (20).
De acordo com o levantamento, o Pinheiro aparece com 13,4% de infestação, Ponta da Terra com 11,9% e a Pitanguinha com índice de 11,5%. As equipes que atuaram nas localidades relataram que foram encontradas larvas do vetor em locais como tanques, tampa de baldes, isopor, vasos de plantas, lona plástica, descartáveis, sucata de televisão, tampa de fogão e caixas térmicas.
A gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, Carmen Samico, ressalta que é importante detectar os bairros de maior incidência do mosquito porque, dessa forma, a SMS pode traçar estratégias mais efetivas de ação para esses locais. “Iremos reforçar as visitações nesses bairros e atuar de acordo com o perfil epidemiológico de cada área especificamente para alcançarmos resultados rápidos e efetivos contra a proliferação do mosquito”, destacou Carmen.
A técnica também alerta para a importância da conscientização da população local para o sucesso da intervenção. “A atitude dos moradores é de vital importância para que possamos controlar os índices de infestação do vetor. Por isso, é preciso que todos reforcem os cuidados com seus ambientes domésticos, evitando o acúmulo de água e mantendo todos os cuidados para evitar que o mosquito se multiplique”, alerta a gerente.
Disque Denúncia
A população pode auxiliar à Saúde de Maceió no trabalho de fiscalização de possíveis locais que possuam criadouros do vetor. Para isso, o órgão conta com um Disque Denúncia, que funciona no 3312-5495. Pelo telefone, maceioenses podem solicitar a visita e inspeção nessas localidades e auxiliar no combate à proliferação de doenças disseminadas pelo mosquito.
Últimas notícias

Operação integrada prende dois suspeitos de integrar a “Gangue do Rolex” em Maceió

Justiça acata denúncia contra Kel Ferreti e mais oito por esquema de rifas ilegais e lavagem de dinheiro

Jovem de 22 anos é internado com suspeita de intoxicação por metanol em Alagoas

Festival da Cultura Nerd reúne milhares de fãs e movimenta economia criativa de Maceió

Leonardo Dias entrega Título de Cidadão Honorário de Maceió a Dom Beto Breis

Advogada condenada por homicídio na Praia do Francês se entrega à polícia após revogação de habeas corpus
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
