Encontro Nacional das Procuradorias da Mulher busca estruturar combate à violência doméstica
Procuradoras elaboraram documento reivindicando melhoria na estrutura de atendimento à vítima de violência

A deputada Federal e Procuradora da Mulher da Câmara, Tereza Nelma (PSDB-AL), realizou em Brasília o I Encontro Nacional das Procuradorias da Mulher do Legislativo. Nelma é Procuradora da Mulher da Câmara Federal e tem sido reconhecida pela sua capacidade de mobilização e articulação em torno da causa feminina. O encontro, que durou dois dias (30 e 31), resultou em um documento assinado pelas parlamentares no qual pedem avanços e garantias dos direitos das mulheres. Além disso, foi lançada a Rede Nacional de Procuradorias da Mulher que objetiva estimular a criação do colegiado em todos os estados e municípios onde ainda não existe.
A Carta das Procuradoras traz, entre outros pontos, a urgência para a aprovação nos orçamentos públicos de recursos específicos para estruturar em todo o País o combate à violência contra a mulher, mais casas de acolhimentos, mais delegacias especializadas. “É de conhecimento público, e largamente publicitado, os revoltantes, vergonhosos e preocupantes índices de violência contra a mulher. Durante o período da pandemia de Covid-19, isso foi ainda mais agravado, com a morte de 1.338 mulheres vítimas do crime de feminicídio no País apenas em 2020”, diz um trecho da Carta. O Brasil possui 5.568 municípios, e em 91,7% deles não existe nenhuma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), de acordo com dados do IBGE.
O documento também trata da representatividade política. Pede a garantia do mínimo de 30% nos recursos para candidaturas femininas e no tempo de propaganda eleitoral na televisão.
No primeiro dia do evento, a comitiva de procuradoras se reuniram com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) e no segundo dia, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), com o objetivo de reivindicar as pautas femininas. “Os presidentes da Câmara e do Senado foram muito receptivos e compreensivos com a nossa causa. Foi importante para demonstrarmos nossa união, nossa luta. Queremos quebrar todos esses paradigmas e buscar ampliar os espaços para as mulheres, lutaremos contra o preconceito, contra a violência, seremos resistência”, disse Tereza Nelma.
De acordo com a procuradora da Câmara, os trabalhos durante o Encontro com as procuradoras serviu para o compartilhamento de experiências e orientações. A deputada Estadual, Ângela Garroti (PP-AL), que é Procuradora da Assembleia Legislativa do de Alagoas, foi das participantes do evento. Ela apresentou dados de Alagoas sobre a violência contra mulher e destacou o enfrentamento da violência doméstica. “Temos uma Casa da Mulher Alagoana mas não temos delegadas mulheres em número suficiente para atender a demanda, não temos delegadas suficientes. Entendo que a violência de gênero é um fenômeno tão antigo quanto a humanidade, estaremos unidas para combater isso”, ressaltou a deputada.
Atualmente, 16 estados já instalaram ou estão prestes a criar esses colegiados em suas assembleias ou câmaras legislativas. Nos municípios, 170 câmaras de vereadores instalaram procuradorias ou têm projetos em tramitação.
Últimas notícias
Sindpol nega protesto durante cerimônia de casamento do governador Paulo Dantas

Sinturb segue aguardando resultado da perícia sobre atropelamento de 'Timba', torcedor do CSA

Prefeitura de Palmeira dos Índios alerta para golpes com e-mails falsos

Prefeita Ceci assina ordem de serviço para pavimentação no Povoado Ouricuri

Previsão do tempo para o fim de semana indica sol e tempo seco na maior parte de AL

Cultura na Praça retorna com arrasta-pé e serviços na próxima segunda-feira (5)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
