Capital

Vigilância recolhe mais 700kg de produtos estragados à venda em Maceió

Alimentos foram recolhidos no Mercado da Produção e no Jacintinho

Por 7Segundos, com SMS 06/09/2021 10h10 - Atualizado em 06/09/2021 10h10
Vigilância recolhe mais 700kg de produtos estragados à venda em Maceió
Alimentos apreendidos pela Vigilância Sanitária - Foto: Visa Maceió

A Vigilância Sanitária de Maceió apreendeu, durante ações educativas e de fiscalização no final de semana, mais 700 quilos de alimentos perecíveis em condições impróprias para o consumo humano.

Na manhã de sábado (04), no Mercado da Produção, equipes de fiscalização apreenderam 500kg de carnes e charque estragados e fora do prazo de validade. No domingo (05) pela manhã, foram inspecionados estabelecimentos no Jacintinho, resultando no recolhimento de mais 200 quilos de alimentos impróprios para o consumo.

Entre os produtos recolhidos por oferecer riscos à saúde dos consumidores, foram encontradas carnes bovina e de frango, além de calabresa, linguiça e salsicha, entre outros produtos em condições sanitárias inadequadas.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, orienta a população a atentar sempre para as condições dos alimentos que consome e alerta os comerciantes para se adequar, mantendo os produtos em condições adequadas de armazenamento e conservação.

“O consumo de alimentos vencidos ou estragados expõe a saúde da população a riscos. O papel da Vigilância é orientar para a proteção dos maceioenses e eliminar os riscos, recolhendo os produtos inadequados e minimizando os prejuízos à saúde pública”, afirma.

Os produtos recolhidos foram descartados no Aterro Sanitário e os estabelecimentos que tiveram as mercadorias apreendidas neste sábado foram notificados, autuados e multados em valores que variam de R$ 180 a R$ 19 mil, conforma a gravidade das infrações cometidas.

Disque denúncia


A população também pode contribuir com o trabalho de fiscalização dos estabelecimentos comerciais. Para isso, a Vigilância Sanitária dispõe do Disque Denúncia, que funciona por meio do número 3312-5495. Pelo telefone, é possível solicitar a inspeção dos estabelecimentos que apresentem irregularidades sanitárias.