Ação ambiental da prefeitura tem frevo e cultura em coleta de resíduos na Lagoa Mundaú em Maceió
Ação incentivou a conscientização de proteção ao meio ambiente e à produção cultural
A Prefeitura de Maceió promoveu, neste sábado (11), mais uma ação do projeto Lagoa Limpa. O “Pinto com Sururu: frevo na Lagoa Mundaú” é fruto de uma parceria entre a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), a Fundação Municipal Cultura (FMAC) e a Secretaria de Assistência Social (Semas). Objetivo foi coletar resíduos e incentivar a cultura na Orla Lagunar, no Vergel do Lago.
Essa foi a segunda vez que o projeto foi até a comunidade, mas agora, com o frevo embalando a coleta dos resíduos. A ação reuniu mais de 100 servidores, agentes de limpeza e cooperativas para recolher os resíduos espalhados pela comunidade. Os resíduos secos serão enviados para as quatro cooperativas parceiras do Município para que o material seja reciclado. Já o lixo úmido, será enviado para o aterro sanitário.
Meio ambiente e cultura

A presidente da Fundação Cultural, Mirian Monte, explicou que os conceitos de meio ambiente cultural e social são indissociáveis.
“O prefeito JHC tem um olhar atento para todo lugar. A nossa Lagoa é uma das nossas maiores riquezas e vamos evidenciar isso, trazendo mais identidade cultural. O sururu e a Lagoa alimentam a alma e inspiram tantas produções culturais e, dessa vez, trouxemos o bloco Pinto da Madrugada. A comunidade e servidores estão engajados nessa ação de despoluição com o nosso frevo”, pontuou.
O assessor especial da Sudes, Robert Wagner, explicou que a ação visa resgatar a área degradada da Orla Lagunar.
“Nós trouxemos todo o efetivo que faz a limpeza diária na parte baixa de Maceió. Trouxemos as cooperativas parceiras e as equipes de educação ambiental. Na primeira ação, foram recolhidas 300 toneladas entre a orla e mangues, e nosso objetivo é limpar ainda mais. Com essa ação, esperamos coletar mais 400 toneladas de resíduos”, disse.
O secretário de Assistência Social, Carlos Jorge, afirmou que a ação é um trabalho de integração e pertencimento.
“Em qualquer ação da gestão do prefeito JHC, a Assistência tem esse papel de inclusão social, cuidado e sensibilização. Hoje aconteceu uma ação de pertencimento, educação ambiental e cultura, e o essencial é essa integração com a comunidade”, afirmou Carlos Jorge.
Lixo Zero

A representante da Organização Lixo Zero, Fabrícia Ferreira, que esteve presente no evento, explicou que a instituição trabalha de forma voluntária, e a ação é de total importância para o ecossistema.
“Essa ação é de extrema importância para essa comunidade, que tem um ecossistema muito importante para Alagoas e que necessita da atenção da Prefeitura. Hoje, nós focamos nos pequenos pedaços de plástico, que às vezes não são recolhidos na coleta macro. Essa é uma ação para o futuro, já que o plástico demora muito tempo para se degradar e afeta os ecossistemas”, explicou Fabrícia.
Últimas notícias
Polícia do Rio não consegue localizar Pedro, do BBB26
Banco do Nordeste sofre ataque hacker e suspende temporariamente Pix
Deputada Cibele Moura acompanha entrega da nova unidade da Oplit, na Ponta Verde: "Mais segurança para população"
Preso revela detalhes do plano para matar supervisor da base do CRB
Defensoria Pública leva atendimento jurídico gratuito ao Benedito Bentes nesta semana
Polícia Militar prende dois homens por violência doméstica em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
