Cidades do Estado contam a história de Alagoas através da culinária
Nos pratos típicos encontramos as características de cada região
A história de um povo pode ser contada de diversos modos, e a culinária é uma delas. Alagoas é um estado com 102 cidades, e cada uma delas tem sua particularidade no quesito "panelas". Nesta quinta-feira (16) em que se comemora a Emancipação Política de Alagoas, vamos viajar em um roteiro gastrônomico que é cara do povo alagoano.
Maragogi é considerada uma das maiores belezas naturais do Brasil e fica localizada no litoral de Alagoas. Os bolinhos de goma são pequenos “biscoitinhos” feitos à mão, preparados manualmente num processo artesanal. A receita é simples e leva leite de coco, amido de milho, manteiga, açúcar e gema de ovo.
O sururu é um molusco muito consumido na capital com as marisqueiras separando o filé da casca às margens da lagoa. Nossa versão é mais espessa, parecendo um creme. É feito com alho, pimentões, cebola, tomate, pimenta, outros legumes e temperos da região, além do leite de coco, que completa o sabor especial. O sururu é limpo e feito sem casca. Podendo ser servido como prato principal ou tira gosto, acompanha arroz e farofa.
Saborear as comidas típicas de Penedo, à beira do Rio São Francisco, é um prazer para o paladar. Difícil é escolher uma entre tantas comidas típicas, como a pilombeta (peixe de estuário servido fritinho como tira-gosto), os caldinhos, as peixadas com pirão, o camarão... e para os mais ousados, os pratos feitos com carne de jacaré, proveniente de criatório.
Aos pés da Serra da Barriga temos o resturante Baobá Raízes e Tradições. Um mergulho da história do Quilombo dos Palmares e das tradições africanas em nossa cultura. Os visitantes ainda podem conhecer e conversar com Mãe Neide, a mão de ouro que comanda a cozinha.
Já pensou em comer bode no café da manhã? Você pode fazer isso em Arapiraca. A carne vem acompanhada com cuzcuz, macaxeira e um copinho de café, puro ou com leite. Nenhum arapiraquense e em que passa pela cidade resiste a tentação. Um dos locais para se lambuzar com a carne é o Bar do Bode.