Especialistas destacam benefícios de atividades físicas para a saúde mental
Prática regular de exercícios contribui para a liberação de hormônios benéficos à redução do estresse e da ansiedade
Além de melhorar o condicionamento físico, a prática regular de atividades físicas também diminui os níveis de estresse e ansiedade de maneira geral. Os exercícios físicos contribuem tanto para a melhoria da autoestima quanto para a socialização de pacientes que apresentam algum risco relacionado à saúde mental.
Segundo André Oliveira, educador físico e coordenador do Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador (Sass) da Secretaria Municipal de Saúde, as contribuições dos exercícios físicos para a saúde mental são inúmeras. “Esses benefícios vão desde aspectos biológicos, com a liberação de hormônios bons para o organismo, como a endorfina e serotonina, até aspectos de interação social relacionado à prática de esportes coletivos”, destaca.
O profissional destaca ainda que exercícios leves a moderados, voltados para o caráter aeróbico, além de auxiliar na liberação de hormônios positivos para o organismo, também inibem a produção de cortisol, hormônio do estresse que desencadeia outras condições relacionadas à saúde mental.
“Estudos apontam que indivíduos que faziam uso de fármacos por longos períodos para depressão e ansiedade, por exemplo, com a inserção de atividades físicas e alimentação balanceada, deixaram de usar, apresentando uma melhora do quadro”, completa o coordenador do Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador (SASS) do Município, André Oliveira.
Riscos de uma vida sedentária
A psicóloga do Sass, Lilian Costa, destaca que além dos benefícios para os casos de ansiedade e estresse, a prática de atividades físicas também tem efeitos positivos em quadros depressivos. “Com as atividades físicas, conseguimos que o indivíduo saia de um quadro mais grave de depressão. Para que a prática continue ao longo do tempo, é importante que o indivíduo faça uma atividade com que se identifique”, explica.
“Quando temos uma vida sedentária, quando não nos cuidamos, liberamos mais hormônios responsáveis pelo mal-estar, como o cortisol, e tendemos a ter uma saúde mais fragilizada em diversos aspectos, então a prática regular é bem eficaz para a saúde mental”, completa a psicóloga.
Ações do Sass voltadas para a saúde mental
O Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass) conta com diversos serviços voltados para a saúde física e mental do trabalhador. Entre elas estão a promoção da consciência corporal e atividades físicas com o monitoramento da saúde do trabalhador através de avaliações físicas, ginástica laboral, grupos de caminhada monitorada, acolhimento biopsicossocial e mediação de conflitos em Unidades de Saúde e no prédio sede da SMS.
“Nós também temos o projeto ‘Ouvindo o Servidor’, criado com base nas unidades de saúde que estão em locais de maior vulnerabilidade social. Nosso objetivo é acolher esse servidor, ouvir suas questões relacionadas à saúde mental, condições de trabalho e tentar encaminhar e resolver a demanda, na medida do possível, o que é importante para promover a saúde mental de nossos servidores”, explica Lilian Costa.
Últimas notícias
Colisão entre carro e motocicleta deixa duas mulheres feridas na BR-104 em Rio Largo
Carnaval 2026 de Maragogi resgata raízes culturais e aposta em tradição, segurança e geração de renda
Caio Bebeto propõe inclusão da Bíblia nos acervos escolares de Maceió
Perícia aponta que ônibus saiu da pista sem sinais de frenagem em acidente na AL-220
Cibele Moura reforça solicitação por fones antirruídos em órgãos públicos e destaca inclusão de pessoas autistas
STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
