Fatalidade

Perícia aponta que ônibus saiu da pista sem sinais de frenagem em acidente na AL-220

Laudos complementares devem esclarecer dinâmica da tragédia; 18 sobreviventes seguem internados

Por 7Segundos 03/02/2026 18h06
Perícia aponta que ônibus saiu da pista sem sinais de frenagem em acidente na AL-220
Tragédia deixou 16 mortos - Foto: Secom/AL

A perícia realizada no local do acidente com um ônibus que transportava romeiros na AL-220, em São José da Tapera, no Sertão de Alagoas, apontou que o veículo saiu da pista ao fazer uma curva e caiu em uma ribanceira com mais de cinco metros de altura. Segundo o levantamento inicial, não foram encontrados sinais de frenagem antes da saída da rodovia.

O trabalho foi conduzido por equipes da Polícia Científica de Alagoas, por meio do Instituto de Criminalística de Arapiraca. Durante a análise, os peritos recolheram o tacógrafo do ônibus, realizaram exames no sistema de freios e avaliaram marcas deixadas na pista e na área onde ocorreu o tombamento. Exames complementares ainda serão realizados para esclarecer a dinâmica e as causas do acidente.

Ao todo, 20 pessoas deram entrada na rede estadual de saúde após o ocorrido. Quinze vítimas foram atendidas no Hospital Regional do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia, sendo uma já liberada. Uma criança com múltiplas fraturas foi transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, onde permanece internada em estado grave.

O Hospital de Emergência do Agreste recebeu cinco feridos. Um deles deixou a unidade antes de receber atendimento para acompanhar o velório de familiares, enquanto outros quatro seguem internados em estado grave. Atualmente, 18 sobreviventes permanecem hospitalizados.

A Polícia Científica também concluiu a necropsia das vítimas fatais e o Instituto de Identificação de Alagoas já confirmou oficialmente a identificação de nove pessoas:

Maria Manuella de Souza Oliveira, 5 anos; Claudiana Maria da Silva Bastos, 45 anos; Cleusa Simão Lima, 63 anos; Cícero Barbosa de Lima, 71 anos; Edivania da Silva Lima, 39 anos; Josefa Madalena de Alcântara, 67 anos; Maria do Socorro Santos, 73 anos; Maria Gorete Rodrigues Izidoro da Silva, 38 anos; e Vandete Maria da Silva, 60 anos.

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as circunstâncias do acidente. Segundo o delegado Diego Nunes, diligências já foram iniciadas, com coleta de depoimentos e levantamento de informações técnicas que irão subsidiar a investigação.