Desenvolvimento

Rodrigo Cunha explica projeto social que irá garantir CNH gratuita à população de baixa renda

O parlamentar argumenta que garantir a carteira de habilitação para a população de baixa renda e àqueles que estão desempregados é sinônimo de desenvolvimento

Por 7Segundos com Na Mira da Notícia 17/09/2021 19h07
Rodrigo Cunha explica projeto social que irá garantir CNH gratuita à população de baixa renda
Senador Rodrigo Cunha - Foto: assessoria

O senador Rodrigo Cunha (PSDB), autor do projeto social que propõem que a CNH seja gratuita no estado de Alagoas, esteve presente no programa de rádio Na Mira da Notícia, apresentado pelo radialista Ângelo Farias, na 96 FM, desta sexta-feira (17). Durante a entrevista, o parlamentar argumentou que “a carteira de habilitação já era para poucos e, agora, a tendência é de que fique ainda mais cara”.

Cunha relembra que, ao percorrer Maceió ao lado do atual prefeito, JHC, no período de campanha política, haviam pessoas que trabalhavam de maneira autônoma. “As pessoas estavam cientes de que ter habilitação é reflexo de ter um emprego. Ou seja, quem tem uma habilitação tem grandes chances de conseguir um emprego, se não formal, pode, inclusive, trabalhar de maneira autônoma. Então, a gente sabe que, uma habilitação na mão é desenvolvimento”.

O senador já participou de reuniões com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) para que, inicialmente, seja feito um projeto piloto para a capital alagoana e que depois seja expandido para os outros municípios de Alagoas. “[Vamos] criar um modelo para que pessoas de baixa renda tenham acesso a habilitação”, explica.

O entrevistado ainda acrescenta que o período de seleção já está sendo finalizado, “vai ser disponibilizado de uma maneira igualitária, em que todos possam concorrer. A gente não trabalha por indicação e, sim, por merecimento e capacidade”.

Rodrigo define o projeto como “um sinônimo de emprego... Em um momento como esse onde está difícil pagar as contas, e, mais do que ninguém, afirmo com conhecimento de causa porque estou percorrendo os quatro cantos desse estado, seja em Delmiro Gouveia, seja em Maragogi, a situação é a mesma das pessoas que estão endividadas. Imagina ter a possibilidade de se reerguer através de um emprego que, muitas vezes, pode chegar através de uma habilitação”.

“É isso o que a gente está buscando democratizar, é o acesso, é a cidadania, é o emprego”, diz o parlamentar.

O foco do projeto serão as categorias A e B e “já é algo para acontecer de imediato, estamos nos ajustes finais”, conclui Rodrigo Cunha.

Quem terá direito à CNH gratuita serão pessoas de baixa renda, que fazem parte de cadastros públicos, e aquelas que estejam desempregadas e sem fonte de renda.