Sandubaria é interditada por descumprimento de normas sanitárias em Maceió
Estabelecimento localizado na Serraria tinha alimentos fora da validade e equipamentos enferrujados
A Vigilância Sanitária de Maceió interditou, na última segunda-feira (27), um estabelecimento de produção e venda de lanches e sanduíches na Serraria. No local, foram encontrados alimentos fora do prazo de validade e equipamentos em más condições de higiene e conservação.
De acordo com o coordenador geral de Vigilância Sanitária, Airton Santos, o próprietário foi notificado e o estabelecimento foi multado e interditado para adequação às normas sanitárias.
“O local, uma sandubaria, estava insalubre, com produtos como frango, manteiga e bacon vencidos e em más condições de conservação. Os próprios freezers e locais de armazenamento estavam enferrujados. A Vigilância só interdita um local em último caso, e essa sandubaria estava sem as mínimas condições de funcionamento. O comerciante foi notificado, multado e tem um prazo para se adequar, informa o coordenador.
As equipes da Vigilância têm atuado diariamente na fiscalização de diversos segmentos, como supermercados, avícolas panificações, frigoríficos, restaurantes, lanchonetes e mercados públicos. Nesses locais, são verificadas as condições de armazenamento, manipulação, conservação e comercialização dos alimentos.
“A Vigilância orienta os comerciantes e produtores de alimentos sobre as normas sanitárias adequadas e fazemos a fiscalização dessas condições. Quando flagramos descumprimento das normas, nossa atribuição é eliminar o risco sanitário, recolhendo os alimentos impróprios para o consumo e notificando os responsáveis para que se adequem, garantindo segurança sanitária ao povo de Maceió”, completa Airton Santos.
De acordo com os últimos levantamentos, só este ano, a Vigilância recolheu 51 mil quilos de produtos perecíveis e não perecíveis fora do prazo de validade. Destes, a maior quantidade são carnes e laticínios.
A fiscalização lembra que os produtos vendidos fracionados são os que precisam de maior atenção na hora da compra “O gerente do supermercado tem a obrigação deixar ao lado dos produtos que são fatiados o rótulo original, com número de lote, data de fabricação e prazo de validade. E cabe ao consumidor buscar essas informações, principalmente com produtos como carnes, linguiças, queijos e salames”, alerta o coordenador.
Para denunciar situações de potencial risco sanitário, a Vigilância Sanitária de Maceió dispõe do número 3312-5495. Pelo contato, os maceioenses podem solicitar a inspeção de estabelecimentos que estejam em situação irregular.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
