Sociedade Brasileira de Mastologia fala sobre a importância do diagnóstico precoce no câncer de mama
A SBM também falou que durante a pandemia do Covid-19, as mulheres deixam de fazer o exame
A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), ressalta a importância do diagnóstico precoce para prevenir o câncer de mama, em projeto para outubro rosa. A SBM também falou que durante a pandemia do Covid-19, as mulheres deixam de fazer o exame.
A mastologista, Lígia Teixeira, presidente da SBM regional de Alagoas explica que as mulheres precisam entender que o diagnóstico precoce é fundamental para a sobrevida e chances de cura e isso só acontece, se houver a realização de exames preventivos e visitas regulares ao médico.
Houve uma queda de 70%, segundo a SMB, de mulheres que não compareceram às unidades hospitalares durante a pandemia para fazer o tratamento, contribuindo para que a doença ficasse mais comum no mundo. “Interromper o tratamento pode trazer prejuízos irreversíveis em alguns casos, por isso, o nosso papel é orientar a população e dizer que com o avanço da vacina, as mulheres retornem a rotina de seus exames o quanto antes”, pontuou Lígia.
A médica lembra que as mulheres a partir dos 40 anos devem realizar anualmente a mamografia, o exame mais eficaz para o diagnóstico precoce.