Economia

Consumidores com inadimplência podem ter energia cortada; confira seus direitos

Cortes estavam suspensos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em decorrência da pandemia de covid-19

Por 7Segundos com TV Pajuçara 05/10/2021 07h07
Consumidores com inadimplência podem ter energia cortada; confira seus direitos
Consumidores com inadimplência podem ter energia cortada; confira seus direitos - Foto: Ilustração

No estado de Alagoas, mais de 300 mil pessoas com baixa renda estão com inadimplência em relação às contas de energia. Estes consumidores agora estão sujeitos ao corte de energia.

Os cortes estavam suspensos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em decorrência da pandemia de covid-19.

Para ficar atento aos direitos do consumidor em relação aos cortes, o diretor do Procon de Maceió, Leandro Almeida, disse que a regra normal prevê que, antes do corte, o consumidor deve ser avisado com 15 dias de antecedência.

“Sem esse aviso prévio de 15 dias, qualquer corte realizado pela empresa é indevido. Então é importante que o consumidor tenha acesso a essa informação prévia”, informou Leandro.

Além disso, é importante saber que os cortes de energia são permitidos apenas durante o horário comercial de segunda a sexta, ficando impossibilitado o corte por parte das empresas nos sábados, domingos e feriados.

Segundo Leandro, o corte pode ocorrer mesmo sem a presença do proprietário da residência, desde que a empresa tenha enviado o aviso prévio.

Vale lembrar que a Equatorial está negociando as inadimplências até o final de outubro, com desconto de até 100% em multas, juros e correção. Os números de contato são: 0800 082 0196 e 2126-9200 (WhatsApp).