Maceió registra queda na vacinação de crianças e adolescentes
Até o dia 28 deste mês, menores de 15 anos devem procurar unidades de saúde para atualizar a carteira de vacinação

O município de Maceió registrou, em 2020, uma queda de cerca de 20% na cobertura preconizada para crianças e adolescentes de 0 a menos de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). A informação faz parte no levantamento de cobertura de vacinação de todo o país, realizado anualmente pelo Ministério da Saúde (MS), divulgado esta semana.
Buscando reduzir esse percentual, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou, na última sexta-feira (1°), a Campanha de Multivacinação, que tem o objetivo de aumentar a procura por vacinação nas unidades de saúde do município, para evitar que doenças erradicadas voltem a atingir a população.
A atualização da situação vacinal é relevante para aumentar a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e realizada com sucesso desde 1980. A campanha acontece em todo o território nacional, incluindo a capital alagoana.
De acordo com a gerente de Imunização do Programa Nacional de Imunização (PNI) do município, Sandra Ferreira, a queda também teve influência da pandemia da Covid-19 e do movimento antivacina.
“A pandemia da Covid-19 contribuiu para a queda das coberturas vacinais. Os responsáveis pelas crianças e adolescentes se sentiram receosos em levar seus filhos às unidades de saúde para a realização da vacinação, como também os adeptos do movimento anti-vacina, que prejudicam e influenciam negativamente a cobertura de vacinação”, explica.
Sandra reforça que a imunização é importante porque faz com que o organismo dessas crianças e adolescentes crie uma defesa contra uma série de doenças que podem causar grandes efeitos negativos na saúde, além de ser um importante componente na proteção individual e coletiva da população.
Campanha de Multivacinação
Estarão disponíveis nas unidades de saúde as vacinas BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Os adolescentes, especificamente, deverão tomar as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada), seguindo a marcação que ainda não foi atualizada na caderneta de vacinação.
Veja também
Últimas notícias

Isenção do imposto de renda proporciona mais poder de compra, menos desigualdades para os brasileiros, avalia Rafael Brito

Amante aparece em velório de idoso na Chã da Jaqueira e confusão acaba na delegacia

Prefeitura de Palmeira realizará evento em alusão ao Setembro Amarelo

Penedo se destaca como a 5ª cidade que mais abriu empresas em Alagoas em 2025

Projeto Vacina Mais chega em Palmeira para intensificar atualização de vacinas

Motoristas desrespeitam sinalização e fazem conversão proibida na Av. Ceci Cunha, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
