Polícia

Sargento da PM/AL sofre surto psicótico, tenta agredir colegas de farda e acaba morto

O policial militar chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Geral do Estado

Por 7Segundos 12/10/2021 14h02 - Atualizado em 12/10/2021 14h02
Sargento da PM/AL sofre surto psicótico, tenta agredir colegas de farda e acaba morto
Sargento da Polícia Militar sofre surto psicótico, tenta agredir colegas de farda, acaba sendo baleado e morto - Foto: Reprodução

O sargento da Polícia Militar de Alagoas Alessandro Oleszko, que atuava no 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), morreu após levar um tiro para ser contido durante um surto psicótico. O caso foi registrado na noite dessa segunda-feira (11), em Rio Largo, Região Metropolitana de Maceió.

De acordo com boletim da PM/AL, o sargento apresentava elevado grau de agressividade e um comportamento atípico e precisou ser contido por policiais do 5º e do 8º BPM.

Segundo relatos de militares que participaram da ação, no início das tratativas, os homens da segurança pública tentaram dialogar com o sargento Alessandro, com o objetivo de acalmá-lo até a chegada do apoio de outras guarnições.

"Várias vezes o sargento tentou agredir a guarnição com armas brancas, e depredando a viatura da Rocam Comando (30-0672) do 5° BPM. A partir desse momento, começamos a contar com o apoio da Força Tarefa 35 do 8° BPM. Ao avistar a viatura da FT 35, o Sgt Olesko se dirigiu a guarnição FT 35 onde proferiu diversas ameaças", informou a Rocaam.

Em um dado momento das tratativas, o 3º sargento, que estava fora de si, foi até o seu veículo, de onde retirou uma arma de fogo e apontou para a guarnição, partindo para cima dos colegas de farda utilizando duas facas em punho.

Os policiais que atenderam a ocorrência chegaram a utilizar uma arma elétrica de baixa letalidade, mas o sargento entrou em luta corporal com o motorista da Rocam, após desvencilhar-se dos militares, ele voltou a pegar as facas, que até então haviam sido largadas no chão.

Segundo o boletim da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), tiros de advertência foram disparados. "O sargento insistiu na agressão, partiu novamente para cima dos militares, onde foi necessário efetuar dois disparos no chão de advertência. Em um terceiro momento em que o mesmo desobedeceu aos comandos gradativos doutrinários do uso diferenciado da força, para resguardar a integridade física dos militares, foi necessário efetuar um disparo na perna do mesmo para tentar contê-lo e encaminhá-lo para o hospital", informou o boletim da PM.

Após ser ferido, o militar foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Tabuleiro dos Martins, onde foi atendido e, após estabilizado, foi encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.