Pacientes pedem aumento de profissionais na UBS do João Sampaio
População afirma não conseguir atendimento há meses
Pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Maceió, localizada no bairro do João Sampaio, informaram que não estão sendo atendidos no local, apesar de terem feito a marcação de suas consultas.
Segundo o relato de Eliane Silva Santos, de 48 anos, a sua mãe teria sido consultada na unidade do salgadinho e até hoje vem tentando realizar sua operação de catarata na UBS do João Sampaio.
“A minha mãe foi consultada no salgadinho e tá aqui sofrendo de catarata, para ser operara os dois olhos. Foi marcada no dia 10 de maio de 2021 e até agora não foi chamada, a médica passou a solicitação e até agora não foi chamada. Já veio aqui umas cinco vezes, e ate agora não foi marcada, diz que não tem vaga”, disse.
Esse problema também vem sendo compartilhado por outras pacientes, como Maria Helena Bezerra dos Santos, de 54 anos. Segundo relatou, uma ultrassonografia de sua mama teria sido marcada há meses e até o momento não ocorreu.
“Desde o ano passado, na campanha do ano passado, na campanha do outubro rosa que eu botei para marcar e até hoje eu espero resposta. É uma demora que eu não sei o que é isso não e eu preciso de uma explicação e eu também preciso de um médico vascular”, relatou.
Além dos problemas para a marcação das consultas, os pacientes da clínica vem relatando uma longa demora para serem atendidos no local.
A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió informou que para marcação de cirurgia de catarata, o paciente leva o encaminhamento médico à unidade de saúde, que faz o agendamento para a Junta Médica do Município, que funciona em frente ao PAM Salgadinho, de segunda a sexta, das 7h às 19h. Após avaliação, o usuário é encaminhado ao prestador de serviço contratualizado, que fará a marcação conforme sua capacidade de atendimento.
A marcação de exames é feita na própria unidade de saúde, por meio do Centro de Gestão Integrada da Saúde (Cegis). A central de marcação da unidade monitora e informa ao paciente, por meio do telefone que ele cadastrou na unidade, quando a marcação é efetivada. O Cegis ressalta que é fundamental que o usuário informe um número de telefone atualizado para que a comunicação seja efetivada.
Últimas notícias
Loterias: Lotofácil sorteia R$ 9 milhões hoje (1º/6). Confira resultado
PL e União Progressistas anunciam aliança em Alagoas e fortalecem pré-candidaturas de Alfredo Gaspar e Arthur Lira ao Senado
Renan lança compromisso, mira Master e pede saída do BRB da folha dos servidores de Maceió
Prefeitura de Arapiraca convoca voluntários para São João 2026
Prefeito Luciano Barbosa assina, nesta terça (2), ordem de serviço para início das ampliação do CREAS e CRAS Itapoã
Rafael Brito cria Semana Nacional pelo Direito à Água Potável e Saneamento nas Escolas
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
