Professores falam sobre os desafios e alegrias de ensinar após um ano e dez meses de pandemia
A virtualização da sala de aula, fez com que esses profissionais se reinventassem e dessem um novo significado a sua profissão
No dicionário online de português a palavra "professor" tem o seguinte significado: indivíduo que ensina, ministra disciplinas, matérias, numa escola ou universidade. Mas será que é somente isso? Neste tempo de pandemia, os educadores tiveram um papel fundamental na continuidade do processo de aprendizagem. A virtualização da sala de aula, fez com que esses profissionais se reinventassem e dessem um novo significado a sua profissão. O 7Segundos traz o depoimentos de alguns deles, como homenagem, neste dia 15 de outubro, dia do professor.
"Bom, ser professora nesses últimos meses me mostrou que está muito além do ensinar: envolve o acolher! Abraçar sentimentos, emoções, dores, angústias e conquistas.
Ser professora em um mundo que vive uma pandemia é se contentar com sorrisos à boletins azuis. É querer abraçar a criança e ter apenas olhinhos apertadinhos de um sorriso escondido por uma máscara, uma cotovelada e um aceno a distância, logo nós as campeãs em abraçar e beijar. Ser professora nesse período me ensinou a ser mais humana, tolerar mais e perceber com o coração o que a boca não fala e o que nem as emoções traduzem. É um incrível desafio de ser mais a cada dia, se reinventar, para se ajustar as novas circunstâncias, sejam elas quais forem. É ter que distribuir amor, mesmo com o coração partido, cheio de incertezas, perdas, medos... Ser professora me fez superar a pandemia, com fé que estava contribuindo para um futuro mais humano, mais lindo, mais capaz!" - Jéssica Brandão

"Ser professor é nunca perder o amor por ensinar é acreditar que a educação é transformadora e tem o poder de mover o mundo e as pessoas" - Accácia Agness

"Para mim está sendo se reinventar diariamente, a pandemia pegou principalmente professores de surpresa onde nós vimos tendo que nos adaptar a esse ambiente online, onde tínhamos que passar. Manter os alunos interessados e manter o vínculo com eles apesar da distância" - Mario Neto

"Diante de todo o descaso do poder público, mais precisamente do poder municipal, ser alguém que tem o ofício dedicado à docência me tem feito entender o vazio no qual sempre esteve a Educação e toda pessoa que exerce a função de professora. Não temos tido nenhum apoio para que possamos ter o mínimo necessário para interagirmos com as crianças, sobretudo nós que atuamos na Educação Infantil, e isso tem trazido um cenário de angústias e cobrança por parte das famílias, da secretaria e da sociedade de modo geral que nos tem visto como preguiçosas, como se estivéssemos de férias quando na verdade passamos a trabalhar dobrado com nossos recursos, equipamentos e autoformação. Diante disso, ser professora em meio a pandemia tem sido algo doloroso por perceber que, embora nobre, temos um ofício desprezado, minimizado. E isso traz uma sensação de impotência sem tamanho" - Will de Sousa

Últimas notícias
Edilza Alves garante novos investimentos para Lagoa da Canoa após reunião com Paulo Dantas
Homem é preso em flagrante por tentar matar a companheira em Maceió
Polícia Civil prende homem por ameaçar ex-companheira e descumprir medidas protetivas em São Miguel dos Campos
MPSP pede investigação sobre ataques contra jovem morta em rope jump
Músico capta momento exato do terremoto na Venezuela em vídeo
Fãs mirins protestam após não entrarem no camarim de Ana Castela
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
