Geral

Tereza Nelma entrega plano de atendimento para as pessoas com autismo em Maceió

A deputada investiu 300 mil reais para a efetivação do projeto

Por Ascom 15/10/2021 10h10
Tereza Nelma entrega plano de atendimento para as pessoas com autismo em Maceió
Tereza Nelma entrega Plano de Rede que integra atendimento para as pessoas com autismo em Maceió - Foto: Ascom

Foi entregue ao prefeito de Maceió, JHC, nesta quinta-feira (14), no auditório do IFAL, o Plano Municipal da Rede Integrada de Cuidado à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (RETEA), uma ação inovadora e pioneira no Brasil que teve como ponto de partida uma iniciativa da deputada federal, Tereza Nelma (PSDB-AL) em destinar R$100 mil para qualificar os servidores das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social que conjuntamente elaborou o plano. O curso foi realizado pela Associação Pestalozzi de Maceió em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

O Plano foi coordenado por um grupo de pesquisadores e especialistas de várias entidades, pela deputada Tereza Nelma e a vereadora por Maceió, Teca Nelma, com as equipes das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social de Maceió. O objetivo do trabalho é oferecer orientações relativas ao cuidado às pessoas com TEA no município, a sua inserção cidadã no sistema da rede de habilitação e reabilitação, educação e assistência, edificando uma Rede de Cuidados à pessoa com TEA, multidisciplinar e integrada por todos os entes públicos municipais que prestam algum tipo de serviço a esta camada da população.

Estudos atuais apontam que, a cada 54 nascimentos, existe um caso de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Segundos os especialistas, o diagnóstico e intervenção precoces são essenciais, bem como a integração dos serviços em saúde, educação e assistência social baseada em evidências. Em Maceió, Tereza Nelma quando era vereadora, em 2016, criou a Lei Municipal N° 6.529/16 da Política Municipal de Proteção aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, em acordo à Lei Federal N° 12.764/12.

“Desde que fui eleita dizia que o meu compromisso seria implantar a Rede de Atendimento à Pessoa com autismo. Pela primeira vez, no Brasil, uma cidade cria uma Rede que vai atender a esse público de forma conjunta, integrada. Hoje temos quase duas mil crianças esperando vagas no município de Maceió. Uma mesma criança está em três ou quatro órgãos fazendo o mesmo atendimento enquanto outra está sem vaga. O sistema vai permitir o monitoramento, porque o que precisamos é de gestão, de organização e de qualificação para os servidores para que eles saibam atender essas pessoas com conhecimento”, ressaltou Tereza Nelma.

“É um grande sonho enxergar, integrar e buscar o usuário que precisa de atendimento. Já tenho décadas da minha vida dedicadas às pessoas com deficiência, são 38 anos, e hoje com esse plano, me sinto muito realizada”, salientou a deputada que já assegurou recursos de 200 mil reais para que em 2022 sejam ofertados cursos, oficinas, supervisões e trabalho de orientações com as famílias.

A vereadora Teca Nelma ressaltou a importância de Maceió abraçar essa causa e ser inovadora no atendimento das pessoas com autismo. “Eu estou muito honrada e feliz porque para mim hoje é um marco muito grande, o curso ofertado é uma transformação para Maceió e para mim é suprassumo que a gente tem quando falamos de políticas públicas. Não adianta a gente gerar mais gastos para a máquina pública sem pensar no que a gente já tem. Temos uma dificuldade muito grande de encontrar o nosso aluno, nosso paciente, a pessoa que está na Assistência Social porque a gente não tem um cadastro único no nosso município e esse mesmo aluno passa por todas as esferas. O assistencialismo que a gente propõe tem que ser completo”, defendeu Teca.

“Parabenizo a deputada pelo empenho e por ter acreditado e ter conseguido implantar em Maceió a Rede de Atendimento para uma camada da população carente de atenção, carente de políticas públicas e de serviços. Vamos acompanhar e buscar a efetividade do Plano”, acrescentou a vereadora.

O prefeito JHC se comprometeu com a população de executar o Plano em Maceió e aprimorar o atendimento. Ele disse que entende o tamanho dos desafios, que são enormes, mas que todos serão superados. “Somente com esse esforço conjunto conseguiremos vencer os obstáculos em Maceió. Precisávamos de um norte e nada melhor do que o conhecimento de pessoas especializadas na área e do apoio político também. Tereza Nelma, que milita nessa área há tanto tempo, recebe a nossa gratidão e nosso carinho. Maceió vai avançar e trazer o que há de melhor nos serviços voltados para a pessoa com autismo”, destacou o prefeito.