Geral

MPE também começa apurar irregularidades no concurso da PM/AL

Portaria foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira

Por 7Segundos 19/10/2021 09h09 - Atualizado em 19/10/2021 09h09
MPE também começa apurar irregularidades no concurso da PM/AL
Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) - Foto: Assessoria

O Ministério Público do Estado (MPE) instaurou um procedimento preparatório de inquérito para apurar as irregularidades no concurso da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL).

O certame para oficial e soldado da PM/AL foi suspenso no mês passado, após a Polícia Civil iniciar uma investigação sobre possíveis fraudes.

A portaria, publicada no Diário Oficial do MPE desta terça-feira (19), pode acarretar na instauração de inquérito civil ou em uma ação civil pública. Na hipótese de não ser constatada nenhuma irregularidade, o feito poderá ser arquivado.

De acordo com o procedimento, o MPE quer informações da comissão de delegados que investiga o caso, e da Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

Suspensão e cancelamento


Após a suspensão do concurso, o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), explicou que a anulação ou não do concurso da Polícia Militar dependerá da Justiça de Alagoas.

O chefe do Executivo estadual informou que aguardará a conclusão das investigações sobre as possíveis fraudes e que, como o caso foi judicializado, a decisão de anular não ficará apenas a cargo do Governo do Estado.

“Espero que a gente encontre um caminho para fazer Justiça, que não permita fraudes, e que garanta que os candidatos sejam aprovados se tiverem conhecimento para isso”, afirmou.

Fraudes


Em setembro, um homem foi preso por perturbação de sossego e desacato durante a comemoração de sua aprovação no certame, no bairro da Santa Lúcia.

Na época, os policiais descobriram que ele tinha passagens e que ele havia concluído apenas o ensino fundamental. Em seguida, o suspeito acabou admitindo que comprou o gabarito do concurso.